Depois de Lisboa, o Porto: o hambúrguer com folha de ouro de 24 quilates estreia-se na cidade Invicta

Hamburguer Ouro ©Hard Rock Cafe
Hamburguer Ouro ©Hard Rock Cafe

Em Junho de 2019, o 24-Karat Gold Leaf Steak Burger esteve no menu do Hard Rock Cafe Lisboa para comemorar o aniversário desta cadeia de restaurantes; agora, este hambúrguer “dourado” é a estrela do novo menu, no Porto.

Ouro comestível é daquelas coisas que, à primeira vista parece muito exclusiva, mas depois, de formos a ver bem, nem é assim tão especial. Aliás, não há qualquer vantagem em consumir este ingrediente, como explicava Virgílio Gomes, investigador em História da Alimentação, à revista Visão, em 2018.

«Não passa de puro marketing. Acho um retrocesso civilizacional. É caro, não acrescenta nada, não tem sabor nenhum e é só para dizer que se engoliu ouro». Para que fique bem claro, este ouro é mesmo puro – não se trata de um outro ingrediente a fazer-se passar por este metal precioso.

Ingestão de ouro comestível não faz mal, mas existem limites

Tanto assim é que são indicadas restrições no consumo. Embora a revista Super Interessante, edição brasileira, tenha tranquilizado um leitor sobre o consumo de ouro comestível, explicou os limites.

«Os flocos dourados são minúsculos pedaços de ouro 23 ou 24 quilates (puro) usados na decoração de doces. Só não vá esbanjar. A ingestão diária recomendável é de, no máximo, 1,32 micrograma de ouro para cada 1 kg corporal. Ou seja, para um adulto de 75 kg, o limite fica em torno de 0,1 miligrama diário».

Primeiro, Lisboa, depois o Porto: olá, ‘hambúrguer dourado’

Em Portugal há vários restaurantes que usam pedaços ou folhas de ouro para decorar pratos: há dois anos escrevemos sobre o Eclipse Deluxe, um gelado da MyIced com topping deste metal, com 24 quilates. E são estes mesmos quilates da folha que os novos hambúrgueres do Hard Rock Porto têm.

Esta novidade esteve, primeiro, em Lisboa em Junho do ano passado, pela altura da comemoração dos 48 anos da abertura do primeiro Hard Rock Cafe (14 Junho de 1971, em Londres) e chega agora ao Porto, na renovação do menu deste restaurante.

Temos 24 quilates de ouro, mas nada mais chama a atenção

O 24-Karat Gold Leaf Steak Burger vai ser apresentado no dia 14 de Fevereiro aos jornalistas, num evento especial, um momento que vai servir ainda para ficarmos a conhecer as «mais de vinte novidades do novo menu internacional» do Hard Rock, que inclui «entradas, pratos principais e cocktails».

Este hambúrguer, com um preço de 24,95 euros, é, ouro à parte, bastante comum: tem apenas queijo cheddar, alface, tomate e cebola vermelha. O Hard Rock Cafe Porto fica no número 120 da Rua do Almada, mesmo ao lado da Avenida dos Aliados, no cruzamento com a Rua da Fábrica. Para reservas pode usar o número de telefone 227 664 470.

Hard Rock Cafe Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].