Passes Andante e Lisboa Viva podem servir para andar de táxi? É a proposta do IMTT e do Governo

©Antral
©Antral

Começaram hoje a ser discutidas várias propostas para modernizar o sector em Portugal – uma delas prevê que o passe social dê para fazer viagens de táxi.

A informação é avançada pelo Jornal de Notícias: o Governo pediu ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT) que coordenasse um grupo de trabalho para discutir medidas que modernizem o sector do táxi.

Uma delas tem que ver com a possibilidade de os passes sociais Andante (Porto) e Lisboa Viva possam servir para fazer «percursos específicos de táxi», onde metro, autocarro ou comboio não cheguem.

Táxis com uma app semelhante aos TVDE

Segundo o JN, já foram acertadas algumas destas medidas: «Mudanças nas tarifas e nos contingentes, a flexibilização da contratação de táxi, a digitalização da oferta e novas modalidades de prestação de serviço à população».

Para facilitar estas viagens de táxi onde os transportes públicos não chegam, há pelo menos três soluções em cima da mesa, escreve o JN: a compra de pacotes de títulos de viagem intermodais; o pagamento dessas viagens com os cartões de refeição; e a criação de uma app para facilitar os pedidos de viagem, como acontece com os TVDE.

Em relação a esta última medida, relembre-se que já existem algumas apps onde se podem pedir viagens de táxi, como a FreeNow e a Izzy Move.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].