Novo Kiosk Lisboa VIVA permite fazer passes na hora apenas com o cartão de cidadão

©OTLIS
©OTLIS

A OTLIS desenvolveu uma terminal que permite fazer um passe Lisboa VIVA a partir do cartão de cidadão (CC) e com pagamento através de multibanco.

É na estação de metro da Alameda (Linha Vermelha) que fica o novo Kiosk VIVA, um terminal com um ecrã táctil onde é possível fazer um passe para andar nos transportes públicos de Lisboa. Para isso é apenas necessário o cartão de cidadão (para a foto e dados) e fazer o pagamento por multibanco (12 euros).

Os passes podem ser feitos para adultos, crianças e seniores e evita estar a preencher formulários e esperar alguns dias pela entrega do Lisboa VIVA – fica disponível na hora (é entregue pela própria máquina) e pronto a usar.

Para criar o passe na hora, o Kiosk Lisboa VIVA faz a leitura dos dados do CC com um «leitor de cartões comum» e cria a «requisição de forma automática através de webservices no sistema central da OTLIS», esclarece a empresa. O procedimento está «totalmente em conformidade» com as regras do RGPD.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].