Será a 18.º da Mostra de Cinema de Expressão Alemã. O Kino entra em modo ‘anti-pandemia’ e revelou as datas da nova edição, que acontece em Janeiro de 2021.
Mesmo com algumas incertezas sobre a evolução da pandemia de COVID-19 em Portugal e com o perigo de acontecer em Estado de Emergência (Marcelo Rebelo de Sousa já disse que é para manter pelo «tempo que for necessário»), o Kino anunciou datas para 2020.
Tal como aconteceu em 2020, este festival de cinema do Goethe-Institut acontece no início do ano, desta vez entre 21 e 27 de Janeiro. A 18.º vai ter, contudo, um formato «híbrido»: alguns filmes passam no São Jorge e outra parte só pode ser vista na plataforma de streaming Filmin.
Certa é também a presença de dezoito filmes de vários países onde o alemão é a língua principal – ou uma das (Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo). Como sempre há filmes que se «destacaram nos grandes festivais internacionais», primeiras obras, produções de realizadores «já consagrados» e documentários.
Segundo a organização, os filmes escolhidos para o Kino 2021 têm uma «forte componente política e social, assim como um foco temático em torno do conceito de “pertença” (em alemão, ‘heimat’ ou ‘zugehörigkeit’)». Para já ainda não há programação, mas o Goethe-Institut promete anunciá-la em breve.