A rivalidade entre as duas marcas de fast-food está em pausa, para já. No Reino Unido, o Burger King lançou uma campanha solidária que tem como objectivo ajudar a restauração.
«Nunca pensámos em ter de pedir isto, mas os restaurantes têm milhares de funcionários e precisam mesmo do vosso apoio, neste momento». Esta é uma das ideias que está num post feito pela conta oficial de Twiter do Burger King no Reino Unido, onde a marca promove o MacDonald’s.
Esta campanha tem um cariz solidário e é uma forma de o Burger King se por ao lado de todos os restaurantes, num momento em que a pandemia se agrava, com novos confinamentos que vários países enfrentam – no Reino Unido, é um dos mais rígidos da Europa.
O Burger King encorajas as pessoas a pedir refeições no McDonald’s (é esse o título desta campanha – Order From McDonald’s), mas não só: KFC, Subway, Domino’s, Pizza Hut ou Taco Bell são outras das marcas referidas no post da cadeia de fast-food.
Grupo Non Basta lançou uma campanha semelhante em Portugal
Estes são apenas exemplos, uma vez que, de forma geral, o objectivo desta campanha solidária é incentivar as pessoas a continuar a ir a todos os tipos de restaurantes (ou a pedir refeições para casa/take-away), para amenizar os efeitos da crise.
Apesar de ser uma campanha solidária, o post do Burger King termina com uma pequena alfinetada ao seu rival de sempre: «Comer um Whooper é sempre melhor, mas pedir um Big Mac não é assim tão mau». Até ao momento, este post teve mais de 130 mil likes e 31 mil retweets.
Em Portugal, já vimos uma iniciativa do género, criada pelo Grupo Non Basta, que deu início a um movimento chamado ‘Uns Para os Outros’, onde a ideia foi criar uma cadeia de solidariedade (baseada num passatempo) em que os restaurantes eram convidados a oferecer refeições em concorrentes seus.