Gira e FreeNow têm novas rivais: bicicletas eléctricas da Bolt entram em Lisboa com desbloqueios grátis

©Bolt
©Bolt

É uma concorrência mais para a Hive/FreeNow que para a Gira: as bicicletas da Bolt estão oficialmente em Lisboa com um preço que a marca garante ser o «melhor da cidade».

A partir desta semana, as bicicletas da Hive (que passaram para a app FreeNow) deixam de ser as únicas em regime de free-floating (um modelo semelhante às trotinetas, sem estações) em Lisboa, com a chegada das Bolt, com uma frota totalmente eléctrica.

Para encontrar uma bicicleta da Bolt em Lisboa não é preciso instalar outra app Bolt – basta usar a mesma que já existe para pedir um TVDE ou desbloquear uma trotineta. No canto superior direito do ecrã da aplicação há um ícone onde pode tocar para entrar num mapa onde estão todas as trotinetas e bicicletas eléctricas da Bolt.

Bicicletas Bolt a 10 cêntimos/minuto

Com a bateria carregada, estas bicicletas eléctricas têm uma autonomia entre 45 e 50 km e, tal como as Hive, incluem um pequeno cesto à frente para transportar objectos. O que as diferencia mais destas últimas é o preço: apesar de ambas terem desbloqueio grátis, usar as da Hive/FreeNow tem um preço de 20 cêntimos/minuto, contra os 10 da Bolt.

©TRENDY / Bolt App

Tal como as trotinetas Bolt, também as bicicletas eléctricas podem ser usadas com os três passes da app: o diário (viagens ilimitadas durante 24 horas por 9,99 euros), semanais (45 minutos por dia a 12,99 euros, durante sete dias) e mensais (idem por 36,99 euros, durante trinta dias).


Para ter viagens grátis na Bolt, pode usar o código de desconto Bolt 8YJ41; para ter dois euros de desconto na FreeNow, use o código ricardo.dur.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].