É italiano e quer transformar o Mano a Mano numa referência do seu país em Lisboa. Para chegar lá, fez uma “rivoluzione” na carta.
Giovanni Pellegrino, siciliano, com gosto pela cozinha desde criança. Em poucas palavras é este o perfil do novo chef do restaurante Mano a Mano, que tem uma ambição: tornar o restaurante numa «referência italiana de Lisboa».
Para isso, Pellegrino, criou uma nova carta com «conceitos gastronómicos pioneiros» – um dos principais será fazer com que o pistachio seja o «novo tomate», ou seja, fazer com que este fruto seco esteja na base de várias receitas, desde as pizzas às sobremesas.
Pizza Bronte com base de pistachio
Com o lema ‘simplicidade na cozinha’, Giovanni Pellegrino diz que quando se usam ingredientes «simples e de qualidade», o resultado é «sempre delicioso». Para isso, o chef quer usar «sempre» produtos da época e recorrer «muito a plantas e vegetais».
As novas propostas de Giovanni Pellegrino estão por todas as áreas do menu: aperitivos, sobremesas, pizzas, pratos de carne e peixe. Para começar, há Parmigiana di Melanzane, uma «beringela, recheada com molho de tomate, mozzarella de búfala e manjericão». Aqui, temos ainda novas bruschettas, como a Clássica, a de Pesto e a Mano a Mano com «chouriço picante de Calabria».
Nas pizzas, o sugestão do chef Pellegrino é a Bronte (imagem de destaque), uma oportunidade para ficarmos a «conhecer o sabor de uma pizza italiana». Com uma base em creme de pistachio, esta versão tem presunto, mozzarella de búfala e lascas de Grana Padano.
Sobremesas foram todas renovadas
Giovanni Pellegrino criou ainda dois «pratos especiais»: o Seppia Patate e Piselli (um choco assado com batata e puré de ervilhas) e o Brasado di Carne al Barolo (bochecha de porco estufada, vinho, cenoura, cebola, aipo, tomilho e alecrim com a focacia do Mano a Mano.)
Nas sobremesas, todas as sugestões são novas: o chef destaca o Mille Foglie (um mil folhas com creme de mascarpone de baunilha, com calda de frutos vermelhos ou de caramelo salgado), o Falso Cannoli agli Agrumi (doce típico da Sicília com creme de mascarpone e citrinos, geleia de laranja) e, claro, o Tiramissù Clássico.
«Estou muito entusiasmado em transportar novos conceitos gastronómicos para a capital portuguesa. A minha motivação será tornar o Mano a Mano numa referência da cozinha italiana», diz o chef. As reservas podem ser feitas pelo 914 054 273 – o Mano a Mano fica no número 22 da Rua do Alecrim.