Uber acaba com lançamentos individuais em cidades e fica disponível em todo o Portugal

Uber ©TRENDY
Uber ©TRENDY

Seis anos depois de se ter estreado em Portugal, a Uber anunciou a disponibilidade total em todo o território nacional, incluindo as ilhas.

A partir de hoje já não vamos ler mais que a Uber ficou disponível na região ‘X’ ou na cidade ‘Y’. A plataforma de mobilidade alternativa anunciou que, a partir de Julho, passa a estar aberta para registos em todo o Portugal.

Na prática, isto significa que qualquer empresa ou empresário em nome individual se possa registar como motorista na app, em qualquer distrito do País. A marca justifica a decisão como forma de impulsionar a economia.

«A Uber anuncia este plano operacional para permitir mais oportunidades económicas aos motoristas e populações locais e para incentivar os portugueses a explorarem o território português, num ano em que muitos portugueses vão passar as suas férias em destinos nacionais».

Abertura a todo o País cria incerteza sobre a disponibilidade

Contudo, o facto de a Uber deixar de passar a anunciar os locais onde está disponível, faz com que os clientes não saibam, ao certo, se na zona onde vive poderá haver o serviço; ou seja, pode fazer o download da app, registar-se e depois não a conseguir.

Há uma diferença entre a app estar ‘disponível para registos de motoristas em todo o País’ e ‘disponibilidade do serviço em todo o País’. Isto, pode, no limite, até criar um problema – haver um veículo para fazer uma viagem de ia para um local e não podermos regressar da mesma forma, por falta de motoristas registados.

A partir de 16 de Julho, registos na Uber só com eléctricos

A Uber reconhece esta dificuldade: «Naturalmente que não teremos a mesma rapidez em todas as localizações, mas gradualmente vamos aumentar a fiabilidade de serviço, à medida que mais motoristas vêem na nossa aplicação uma oportunidade económica e uma forma de ajudarem as suas comunidades locais», explica Manuel Pina, director-geral da Uber em Portugal.

Esta decisão da Uber vem na sequência de uma outra que a marca comunicou há cerca de duas semanas e que entra em vigor a 16 de Julho: em Lisboa, Porto, Braga e Faro, só se podem registar novos automóveis se forem eléctricos.

Viagens grátis ou descontos em viagens na Uber

Use os códigos Uber ricardor194, w58u8ce7ue e pedrot540ue para ter um desconto até cinco euros na sua primeira viagem.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].