A Associação de Ginásios e Academias de Portugal anunciou um entendimento sobre as novas normas a adoptar nos ginásios, depois de a DGS ter pedido um parecer. Reaberturas podem acontecer a 1 de Junho.
Pode estar por horas o anúncio das novas regras para os ginásios no período pós-confinamento. José Carlos Reis, presidente da AGAP, confirmou ao Expresso um «acordo total» com as recomendações propostas pela DGS para que a reabertura dos ginásios possa ser feita já no dia 1 de Junho.
No final de Abril, a consultora All United Sports criou uma lista de regras e um plano de reabertura que já deixava antever muitas das novas determinações que agora estão perto de ser oficializadas, como as limitações das aulas de grupo.
Uso de máscara não deve ser obrigatório nos ginásios
Segundo o Expresso, o documento com as regras finais deve ter regras como limite de permanência nos ginásios a uma hora, distância em aulas de quatro metros e reduzir a metade a utilização de máquinas de musculação e cardio nas salas.
Uma das coisas que não deve mesmo acontecer é o uso obrigatório de máscara por parte dos clientes nem do staff – a AGAP quer que os instrutores apenas «usem usem material individual de proteção se quiserem».