Ginásios reabrem em Maio? Sim, mas com muitas restrições e condições diz a consultora All United Sports

Ginásios COVID-19 ©Mark Bertulfo
Ginásios COVID-19 ©Mark Bertulfo

Os ginásios foram um dos sectores de actividade mais afectados pela pandemia do novo Coronavírus e foram todos obrigados a fechar durante o Estado de Emergência. As portas podem voltar a abrir em Maio.

A abertura de ginásios, de forma faseada, é uma das possibilidades em cima da mesa para Maio, com a suavização de algumas medidas de restrição impostas pelos anteriores Estados de Emergência.

Para definir algumas regras para a abertura sustentável e segura de vários ginásios, a All United Sports criou uma proposta com «medidas preventivas» a aplicar em Portugal e que já foram implementadas noutros países «com sucesso», diz Mário Santos é co-fundador e director desta consultora na área desportiva.

Aulas de grupo só serão abertas na segunda fase de abertura

A All United Sports propõe uma reabertura em três fases ao longo de mais de cinco semanas, pelo que a normalidade que conhecíamos antes da pandemia de COVID-19 só deverá acontecer depois do Verão, e mesmo assim com várias mudanças.

O uso obrigatório de máscara por parte de clientes e funcionários, a limitação de uma pessoa por quatro metros quadrados de área aberta e a medição de temperatura à entrada dos ginásios são algumas das medidas a adoptar nas duas primeiras semanas de abertura.

Na terceira e quarta semana (segunda fase), a All United Sports sugere a abertura das aulas de grupo com uma «limitação a 50% de ocupação» e «um mínimo de uma pessoa por cada três metros quadrados» e a abertura das piscinas, com o mesmo limite.

Crossfit ©Luis Vidal

Medidas de segurança e higiene serão sempre para manter

Finalmente, durante a quinta semana (terceira e última fase) de abertura, os ginásios podem subir a taxa de ocupação máxima das diferentes áreas para os 75% e «avaliar a abertura dos serviços de spa, saunas e turcos», conclui Mário Santos.

A All United Sports quer ainda que todas as medidas iniciais e básicas de protecção individual e higienização dos espaços sejam mantidas durante estas três semanas e não dá um prazo para que isto seja mudado – dependerá das directrizes da DGS e do Governo. A lista completa de medidas e explicações da All United Sports para a abertura dos ginásios pode ser lida aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].