Cozinha ©Fred Kleber
Cozinha ©Fred Kleber

Reduza o consumo de energia em grandes electrodomésticos durante o isolamento com estas 5 dicas

Não estamos em tempos para grandes gastos, sobretudo em despesas que já sabemos serem fixas, como as da electricidade e da água. Temos dicas de poupança para ajudar a reduzir a factura.

São dicas concentradas na cozinha, onde tradicionalmente estão os electrodomésticos mais gastadores e que, durante este período de confinamento tendem a ser usados de forma mais intensa.

Contudo, muitas vezes podemos estar a usá-los de formas pouco eficiente, o que contribui para gastos de energia um pouco acima do que seria o ideal. Com a ajuda da Miele reunimos um conjunto de dicas para poupar energia nos frigoríficos e nas máquinas de levar loiça ou roupa.

1 – Abra o frigorífico o mínimo de vezes possíveis

«No momento de cozinhar, pense previamente em todos os ingredientes que vão ser necessários do frigorífico, tirando-os todos de uma só vez», sugere a Miele. É fácil perceber porquê: estar sempre a abrir a porta altera a temperatura no interior e nivelá-la é uma das coisas em que os frigoríficos gastam mais energia.

2 – Usar programas automáticos na máquina de lavar loiça

Evite andar a escolher programas na máquina de lavar loiça para testar a sua capacidade. Isto pode levar a que gasta mais água que o necessário, tendo em conta a quantidade de loiça que precisa de lavar. «Devemos programa automático sempre que disponível, uma vez que foi concebido para ajustar a água e a energia à carga que está a ser lavada no momento, diz a Miele.

3 – Evite passar a loiça por água antes de colocar na máquina

Se calhar, já lhe foi sugerido passar a loiça por água antes de a colocar a lavar na máquina, mas segundo a Miele, está errado: «Isto consome mais água que o necessário, uma vez que a máquina consegue eliminar a sujidade por si mesma».

W1 e T1 Classic ©Miele

4 – Use a máquina de lavar loiça para outras coisas

Sabia que pode cozinhar uma lasanha numa máquina de lavar loiça? É mesmo possível, mas não é a sugestão da Miele. A marca recomenda, por outro lado, que lave peças como «filtros dos exaustores ou caixas dos frigoríficos, e mesmo alguns brinquedos das crianças» ou até mesmo acessórios de cozinha como um espremedor de laranja. Isto permite «poupar água, energia e obter resultados de limpeza e desinfecção muito mais eficientes».

5 – Regular bem a centrifugação na máquina de lavar roupa

A Miele lembra que devemos definir a centrifugação à «potência máxima permitida na etiqueta da peça», para que «não se deteriore e esteja o mais seca possível antes de a colocar na máquina de secar».

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy onde faz regularmente viagens pelo País dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].