Dia Oreo ©Trendy
Dia Oreo ©Trendy

Separar, lamber e mergulhar no leite uma Oreo: a bolacha que tem um ritual próprio faz hoje 108 anos

Foi em 1912 que a marca Oreo começou a ganhar nome, depois de ter sido apresentada oficialmente pela Nabisco (National Biscuit Company). Actualmente, a Oreo é uma marca e uma bolacha que faz parte da cultura pop.

As embalagens são azuis e brancas e as bolachas parecem mini-sanduiches com duas wafers de cacau e um recheio de baunilha. As Oreo são uma das únicas bolachas do mundo que têm um ritual próprio para serem comidas: separar as duas partes, lamber este recheio e mergulhar no leite.

O sucesso da bolacha e da marca é tal, que as Oreo acabaram por ter direito a um dia mundial: é hoje, 6 de Março, a data que também assinala os 108 anos que passam sobre o registo da marca, em Nova Iorque, em 1912.

Apesar de ter começado apenas a ser vendida na sua versão original, as Oreo foram tendo vários sabores e recheios – actualmente, em Portugal, podem ser encontradas dezasseis referências, entre as quais as de recheio com manteiga de amendoím, cheesecake de morango e as de bolo de aniversário.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].