COVID-19 nas escolas: professora infectada com Coronavírus manda 150 alunos para casa duas semanas

Coronavírus Escola Amadora ©CDC
Coronavírus Escola Amadora ©CDC

A Escola Roque Gameiro na Reboleira, Amadora, registou um caso de uma professora infectada com Coronavírus, o que fez com que cinco turmas (150 alunos) tenham sido enviadas para casa durante duas semanas.

A Escola Básica Roque Gameiro tem cinco turmas encerradas, depois de o Delegado de Saúde da Amadora ter sido chamado ao local para avaliar o caso de infecção pelo SARS-CoV-19. Foi decidido que vários alunos, professores e funcionários têm de ficar em casa até dia 14 de Março.

A hipótese de encerrar a escola esteve mesmo em cima da mesa, sobretudo por pressão dos pais, e uma fonte ligada ao processo chegou mesmo a avançar ao TRENDY que esta decisão chegou mesmo a estar tomada. Contudo, depois de avaliadas a situação, as entidades envolvidas no processo, incluindo a DGS, decidiram manter a escola aberta.

O caso identificado foi o de uma professora de físico-química que dá aulas a turmas do sétimo ano e que esteve de férias em Milão, na altura do Carnaval. A docente regressou de Itália, apresentou-se na escola para dar aulas nos dias 27 e 28 de Fevereiro.

Neste processo há outro dado importante: o serviço Saúde 24, depois de ter sido contactado pela professora infectada, terá dito que a docente poderia ir trabalhar – foi o director da Escola Roque Gameiro que avançou com esta informação.

Curiosamente, o Governo decidiu hoje demitir Henrique Martins, o responsável da Linha Saúde 24 e presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Luís Goes Pinheiro, um antigo secretário de Estado, é o escolhido para assumir a liderança deste serviço.

Casos de Coronavírus em Portugal são agora nove

Foi apenas ontem que a professora acabou por ser diagnosticada com COVID-19 (a doença provocada pelo novo Coronavírus SARS-CoV-19), o que levou a Autoridade de Saúde, numa primeira instância, a decretar o isolamento social das cinco turmas que tinham aulas com esta professora até dia 13 de Março.

Esta decisão de enviar 150 alunos, funcionários e professores para casa devido ao surto de SARS-CoV-19 acontece no dia em que foram detectados mais três casos, o que eleva para nove o número infectados no País, todos em Lisboa e Porto.

NOTA: notícia actualizada e corrigida às 13:05 de 6/2/20 depois de ouvir outra vez fontes ligadas ao processo e que confirmaram que a escola não foi, efectivamente encerrada como tínhamos escrito.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].