Coronavirus Pandemia ©CDC
Coronavirus Pandemia ©CDC

OFICIAL: Surto do Coronavírus passa de emergência global a pandemia declarada pela OMS

A Organização Mundial de Saúde acaba de declarar o surto de SARS-CoV-19 como pandemia, um anúncio que já era esperado há alguns dias. Isto significa que o vírus não conseguiu ser contido e que se espalhou por todo o Mundo.

Na Segunda-Feira (9 de Março), a OMS tinha rejeitado elevar o novo Coronavírus a pandemia, mas hoje foi finalmente tomada a decisão de dar o anúncio: foram detectados casos da doença COVID-19 em, pelo menos 108 países, de todos os continentes. Esta é um dos critérios para que um surto atinja este nível.

O aumento dos casos em Itália, no Irão e na Coreia do Sul tinham sido considerados «preocupantes» por Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da OMS, na passada Segunda-Feira, mas manteve-se o alerta da emergência mundial, embora o mesmo tivesse assumido que havia um «potencial pandémico».

A última vez que tinha sido declarada uma pandemia foi em 2009, durante o surto de Gripe A. O termo é aplicado quando a OMS verifica que um vírus não consegue ser contido (aparece em vários pontos do mundo, ao mesmo tempo) e é transmitido de pessoa para pessoa de forma eficaz e continuada.

Para já, os números apontam para cerca de 120 mil casos em todo o mundo e quase 4300 mortes. A China continua a ser o país com mais casos de infecção (80 900), seguido de Itália (10 100) e do Irão (9000). Portugal tem, neste momento, 41 casos confirmados de COVID-19. África é o continente com menos países infectados: apenas 11 em 54.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].