OFICIAL: Surto do CoronavĂ­rus passa de emergĂȘncia global a pandemia declarada pela OMS

Coronavirus Pandemia ©CDC
Coronavirus Pandemia ©CDC

A Organização Mundial de SaĂșde acaba de declarar o surto de SARS-CoV-19 como pandemia, um anĂșncio que jĂĄ era esperado hĂĄ alguns dias. Isto significa que o vĂ­rus nĂŁo conseguiu ser contido e que se espalhou por todo o Mundo.

Na Segunda-Feira (9 de Março), a OMS tinha rejeitado elevar o novo CoronavĂ­rus a pandemia, mas hoje foi finalmente tomada a decisĂŁo de dar o anĂșncio: foram detectados casos da doença COVID-19 em, pelo menos 108 paĂ­ses, de todos os continentes. Esta Ă© um dos critĂ©rios para que um surto atinja este nĂ­vel.

O aumento dos casos em ItĂĄlia, no IrĂŁo e na Coreia do Sul tinham sido considerados «preocupantes» por Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da OMS, na passada Segunda-Feira, mas manteve-se o alerta da emergĂȘncia mundial, embora o mesmo tivesse assumido que havia um «potencial pandĂ©mico».

A Ășltima vez que tinha sido declarada uma pandemia foi em 2009, durante o surto de Gripe A. O termo Ă© aplicado quando a OMS verifica que um vĂ­rus nĂŁo consegue ser contido (aparece em vĂĄrios pontos do mundo, ao mesmo tempo) e Ă© transmitido de pessoa para pessoa de forma eficaz e continuada.

Para jĂĄ, os nĂșmeros apontam para cerca de 120 mil casos em todo o mundo e quase 4300 mortes. A China continua a ser o paĂ­s com mais casos de infecção (80 900), seguido de ItĂĄlia (10 100) e do IrĂŁo (9000). Portugal tem, neste momento, 41 casos confirmados de COVID-19. África Ă© o continente com menos paĂ­ses infectados: apenas 11 em 54.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].