Uber passa a mostrar informação em tempo real sobre os transportes públicos de Lisboa

©Uber Transportes Públicos
©Uber Transportes Públicos

A partir desta semana, os utilizadores da app Uber vão começar a poder ver informação em tempo real sobre os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa.

Comboio, metro, barcos, eléctricos e autocarros. Esta semana, a Uber começa a mostrar planos de viagem na app que incluem os transportes públicos de Lisboa, mas com limites: numa primeira fase apenas «50% dos utilizadores» têm acesso a esta nova funcionalidade, confirmou a plataforma de TVDE.

«Desta forma, a Uber quer contribuir para a redução da utilização do carro privado e para mais eficiência na forma como as pessoas se deslocam nos grandes centros urbanos», explica Manuel Pina, director-geral da marca em Portugal.

Uber mostra preço dos transportes e o tempo de viagem

Para começar a ver planos de viagem que incluem os transportes públicos de Lisboa, os utilizadores têm de inserir o destino e escolher a opção respectiva, que na mesma área onde seleccionamos o tipo de Uber a pedir (X, Green, UberXL, Black); aí estará o ‘Transporte público’, com a indicação do preço dos bilhetes, transbordos e duração total da viagem.

Manuel Pina explica a decisão da Uber em ter esta opção na app: «Sabemos que, em muitos casos, o transporte público é uma forma eficiente e sustentável dos nossos utilizadores se deslocarem e queremos que esta decisão seja ainda mais fácil de tomar».

Uber Transportes

Observador Cetelem: maioria dos portugueses usa transportes públicos

Segundo o mesmo responsável, o facto de Lisboa ser, em 2020, a capital Verde Europeia também ajudou a que a empresa adicionasse esta nova opção à app: «Integrar a informação dos transportes públicos é mais um passo decisivo para criamos uma alternativa real ao carro próprio».

Esta novidade da Uber chega no mesmo dia em que o Observador Cetelem Automóvel 2020 partilhou um estudo que revela que «57% dos portugueses consideram a rede de transportes públicos muito desenvolvida» e que são principal escolha para «fazer a deslocação entre casa e o local de trabalho/estudo e a principal alternativa ao automóvel particular».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].