E a Sony criou um automóvel eléctrico: conheça o Vision-S, um protótipo cheio de sensores e ecrãs

©Sony Vision-S
©Sony Vision-S

É como se as televisões, as consolas e os leitores de música da Sony tivessem ganho rodas. O automóvel Vision-S não tem data de chegada ao mercado e serve mais como montra tecnológica da marca japonesa.

No início de Janeiro, o mundo da tecnologia junta-se em Los Angeles (Califórnia, EUA) na feira CES – é aqui que algumas das principais marcas anunciam as suas novidades para 2020 e muitas vezes ainda conseguem surpreender.

Muitos dos novos produtos são mais ou menos previsíveis e a Sony até costuma ser bastante conservadora – não foge às típicas novidades no mundo do entretenimento, principalmente no que a consolas e televisões diz respeito

Câmaras, inteligência artificial e 33 sensores no Vision-S

Contudo, na CES 2020, a Sony consegue, para já, roubar as atenções da feira com o anúncio de um… automóvel. A novidade foi revelada ontem, durante uma apresentação feita pelo CEO Kenichiro Yoshida e, segundo o mesmo, é a «contribuição» da marca para o «futuro da mobilidade».

O automóvel Vision-S, eléctrico, é um protótipo com um design exterior que faz lembrar (muito) os mais recentes Porsche (o Tycan) e que se destaca por ter vários sensores, incluindo câmaras: ao todo são 33 e servem vários propósitos.

A Sony explica que estes sensores permitem «detectar, reconhecer pessoas e objectos no interior e no exterior do veículo e disponibilizar um apoio à condução altamente avançado». Para isso, o Vision-S conta ainda com tecnologias de inteligência artificial, telecomunicações e cloud, o que significa que é um automóvel com capacidades de ligação à Internet.

©Sony Vision-S

Automóvel da Sony sem data de chegada ao mercado

Entre as outras principais características do Sony Vision-S está a tecnologia 360 Reality Audio que se baseia em colunas de som embutidas em todos os bancos para criar uma experiência de som «rica e imersiva».

O outro grande destaque acaba por ser uma característica que vários fabricantes de automóveis já têm estado a incluir nos seus veículos mais recentes, como a Mercedes com o seu Classe A: grandes ecrãs para os painéis de instrumentos e para o computador de bordo. Além destes, o Vision-S também tem ecrãs para os passageiros que viagem nos bancos de trás, algo que também já se vê em alguns automóveis topo de gama.

Para já, ainda não se sabe quando é que a Sony prevê dar início à comercialização do Vision-S – ou se isso será alguma vez uma realidade. Este automóvel é apenas um protótipo e servirá, essencialmente, como uma demonstração das capacidades tecnológicas da marca japonesa.

©Sony Vision-S

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].