Phenix reforça combate ao desperdício alimentar no Porto e triplica o número de parceiros

Phenix app Porto ©S'well
Phenix app Porto ©S'well

A aplicação que ajuda a combater o desperdício alimentar tinha chegado ao Porto com quinze lojas parceiras, mas entra em 2020 com meia centena de espaços aderentes onde se podem comprar excedentes com 50% de descontos.

E se, por metade do preço de uma refeição normal, tivéssemos acesso a excedentes alimentares de restaurantes? E se a isso juntássemos também padarias/pastelarias, mercearias/frutarias? É este o conceito da aplicação Phenix, uma app lançada em Outubro de 2019.

Transformar o desperdício em negócio tem sido a motivação por trás de algumas aplicações, que prometem acesso a refeições e ingredientes por uma fracção do preço. Tal como a Phenix, também existe a Too Good To Go, embora esta só esteja disponível em Lisboa.

The Happy Nest e Noshi Coffee entre os novos parceiros

A Phenix acaba por ser uma app mais ‘nacional’, uma vez que ultrapassa as fronteiras de Lisboa e chega ao Porto. E é precisamente no Porto que estão as mais recentes novidades desta aplicação: o aumento de parceiros de 15 para 50.

Neste conjunto de lojas e restaurantes parceiros que agora chega à meia centena estão o grupo BB Gourmet, o Grupo Celeste, o Lazy Breakfast Club, La Maison Du Chocolat Belge, a Say Cheese, o The Happy Nest e o Noshi Coffee, por exemplo.

Phenix app inclui várias bancas do Mercado do Bolhão

Mas, talvez, o grande destaque da Phenix no Porto é a inclusão de várias bancas do Mercado do Bolhão: «Queremos ajudar o comércio tradicional, não só a combater o desperdício, como a aliar-se às novas tecnologias, para prosperar, face à concorrência das lojas que já fazem uso das redes sociais e outros meios de comunicação impactantes», explicam os responsáveis pela app.

Esta anúncio do alargamento de parceiros no Porto vem ainda acompanhado de outros dois objectivos para 2020: a Phenix quer alargar o combate ao desperdício a bens não alimentares e chegar a mais cidades nacionais. Para já, podemos encontrar cem lojas na app, entre Cascais, Lisboa e Porto.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].