Vencedor dos Prémios PlayStation Talents Portugal 2019 é um jogo sobre Alzheimer, num lar de idosos

Premios PlayStation Talents 2020 ©Sony
Premios PlayStation Talents 2020 ©Sony

A edição nacional deste ano dos Prémios PlayStation Talents distinguiu um jogo que foge ao convencional. Back Then passa-se num lar de idosos, sob o ponto de vista de um doente com Alzheimer.

Está encontrado o jogo vencedor dos Prémios PlayStation Talents Portugal 2020: chama-se Back Then e foi desenvolvido pela editora Outriders & RP Studios. Em breve, este título vai ficar disponível para compra e download na loja online, que pode ser acedida a partir da consola da Sony.

Back Then é um jogo com um «estilo narrativo de exploração na primeira pessoa» em que a acção decorre num lar de idosos. O protagonista é uma pessoa com Alzheimer que está numa cadeira de rodas e tudo gira à volta das suas memórias intermitentes – tal como é característico desta doença mental.

Editora de Back Then recebe quase oitenta mil euros em prémios

Este jogo não ganhou apenas o prémio máximo da competição deste ano: Back Then (vídeo em baixo) também levou para casa o Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good (em estreia este ano, em parceria com o IADE), que distingue o facto de ter sido o melhor a «incorporar temáticas de responsabilidade social».

Além de ver o seu jogo na PS Store para download, a Outriders & RP Studios recebe ainda um prémio de dez mil euros para ajudar ao desenvolvimento de Back Then e um espaço físico para trabalhar durante dez meses em Lisboa; a PlayStation vai ainda oferecer uma campanha promocional nos seus canais próprios no valor de cinquenta mil euros.

Prism Seekers também conquistou dois prémios PlayStation Talents

Os Prémios PlayStation Talents Portugal 2020 forma ainda atribuídos noutras seis categorias: Melhor Jogo Infantil (Controller King), Melhor Arte (Blattaria), Jogo Mais Inovador (Chronos), Melhor Narrativa (Little Goody Two Shoes), Melhor Jogo para a Imprensa e Melhor Utilização das Plataformas PlayStation (Prism Seekers, em ambas).

Estes Prémios da PlayStation existem há cinco anos e têm como objectivo «apoiar o desenvolvimento de videojogos», ao lançar o «desafio aos estúdios portugueses para apresentarem os seus projectos para PS4».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].