Festival Mental estreia-se em Lisboa para despertar consciências

Inspirado pelo Scottish Mental Health Arts and Film Festival (SMHAFF), a primeira edição do Festival Mental decorre já no princípio de Novembro, em Lisboa, onde o cinema tem papel de destaque.

«O MENTAL – Festival da Saúde Mental tem como propósito combater o tabu e o estigma que envolve a saúde mental, trazendo-a à discussão popular através do cinema, das artes e da informação». É assim que Ana Pinto Coelho, directora, caracteriza este festival.

O MENTAL vai ter uma componente forte ligada ao cinema, já que vão ser passados vários filmes que abordam as temáticas escolhidas para este primeiro ano: borderline, prevenção, alzheimer e alcoolismo. Três deles conquistaram prémios no International Film Festival 2017 (IFF).

As salas escolhidas para passar estes filmes ficam todas em Lisboa: Cinema Amoreiras, Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (ABMOR) e Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

Será aqui que irão passar duas curtas The Waves de Oscar Lewis (vencedora de Melhor Animação no IFF 2017) e Hum de Kevin Nolan (vencedora na categoria
de Curta metragem no IFF 2017).

O documentário Vivian, Vivian de Ingrid Kamerling (vencedor na categoria de Melhor documentário de média metragem no IFF 2017) é outro dos destaques. O MENTAL vai ainda receber a estreia mundial da curta-metragem portuguesa Muletas.

As exibições dos filmes Divertidamente, Vida Interrompida, 16 Anos de Álcool e O Meu Nome é Alice completam a lista de filmes que vão passar nesta primeira edição do Festival MENTAL. As exibições serão ainda antecedidas por painéis de discussão, as M-Talks.

Esta primeira edição do Festival da Saúde Mental decorre entre 9 (apenas inauguração, às 21 horas nos cinemas Amoreiras) e 12 de Novembro e os bilhetes já estão à venda no formato unitário para cada sessão (seis euros) ou em formato Passe VIP de três dias (15 euros). O programa completo pode ser consultado aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].