Mercados Natal Lisboa ©Sam Headland
Mercados Natal Lisboa ©Sam Headland

Fim-de-semana de festa: Marvila, Lumiar e Telheiras vão ter mercados de Natal a 14 e 15 de Dezembro

Lisboa vai ter um fim-de-semana recheado de iniciativas de Natal, em vários bairros. Marvila, Lumiar e Telheiras recebem mercados com actividades paralelas: de pistas de gelo aos workshops para pais e filhos.

Se estiver à procura, em Lisboa, de programas alternativos às romarias aos centros comerciais para comprar prendas de Natal, há duas sugestões que deve ter em conta.

Os bairros de Marvila, Lumiar/Telheiras recebem mercados de Natal, todos com entrada livre, e onde há de tudo um pouco, desde produtos bio para comprar (e provar), artesanato, exposições, música e workshops para toda a família.

Feira do Mocho – Lumiar e Telheiras

A segunda edição da Feira do Mocho (a primeira foi em Novembro, no Mercado de Santa Clara – foto em baixo) tem uma presença dupla. No Mercado do Lumiar, vai ser possível comprar alimentos frescos como peixe, vegetais e mercearias bio, mas também especiarias e doces de Natal; aqui há ainda um restaurante biológico e, além da comida, podemos ainda comprar cerâmica e decorações.

Já no Lagar da Quinta de São Vicente, em Telheiras, o tema é o artesanato: há mais de 35 marcas designers nacionais nas áreas de ourivesaria e ilustração. Aqui, há ainda workshops e atividades para os mais novos. Pode ver o programa completo no evento de Facebook da Feira do Mocho.

Marcado – Open Day Marvila

É um clássico neste bairro de Lisboa. Os principais espaços de Marvila abrem as portas para receber ateliers, workshops, DJ set e peças de design e artesanato. As actividades estão todas disponíveis na Fábrica Moderna, na Musa, no Café com Calma, na Dois Corvos, na Fábrica Braço de Prata, na Underdogs e na Luziadas.

Entre os destaques do Marcado de Marvila está o brunch vegan do Café com Calma no dia 14 (Sábado) entre as 12 e as 16 horas, a apresentação da cerveja artesanal Fuzeta Double IPA na Dois Corvos, as exposições de Wasted Rita, Mário Belém e outros artistas na Underdogs e os workshops para crianças e família na Fábrica Moderna.

Os detalhes estão todos na página do evento de Facebook criado pela organização do Marcado.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].