Calças de ganga velhas transformam-se em ténis. Converse volta a reciclar materiais para fazer All-Star

All Star Converse Renew Ganga ©Converse
All Star Converse Renew Ganga ©Converse

Chegam esta semana à loja os novos ténis da linha Renew da Converse. Depois dos All-Star feitos de plástico e algodão reciclado, chegam os modelos criados a partir de calças de ganga velhas.

Reutilizar, reciclar e reaproveitar. Os três ‘R’ são cada vez mais usados no mundo da moda, com várias marca a aproveitar materiais já usados e recuperados para criar peças de roupa.

A Adidas já fez isto com lixo dos oceanos e a C&A também lançou, recentemente, t-shirts feitas com algodão reciclado; a Kanken também já tinha anunciado que as suas novas mochilas eram feitas com poliéster reaproveitado.

Novos Converse vêm em azul escuro, azul claro e preto

Depois de, no Verão, a Converse ter anunciado uma colecção de ténis Chuck Taylor All-Star feitos com plástico e algodão reciclado e de ter mostrado os primeiros modelos feitos com denim (em Agosto), o fim de ano fica marcado por outro capítulo na aventura eco da marca.

Desta vez, a marca usa três tipos de lavagens de ganga (azul escuro, azul claro e preto) e não apenas uma como tinha acontecido no Verão – é por isso que os novos Renew Denim se chamam ‘Tri Panel’ – ou seja, três “texturas”.

Além da ganga, os All-Star também têm atacadores “reciclados”

As calças de ganga usadas neste processo foram reunidas pela loja britânica Beyond Retro, de roupa em segunda-mão, por onde passam «mais de um milhão de jeans por mês», diz a Converse. Cada par foi «seleccionado à mão» para se transformar num par de ténis, garante a marca.

Segundo a Converse, a parte superior em denim reciclado é «leve e durável, enquanto o forro e os atacadores são feitos de poliéster reciclado». Os novos All-Star Renew Denim Tri Panel ficam disponíveis esta semana na loja online da marca com preços a rondar os 90 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].