Circ é a primeira app de aluguer de trotinetas eléctricas em Portugal com assinaturas mensais sem restrições

Circ Planos de Assinatura ©Circ
Circ Planos de Assinatura ©Circ

Depois de ter adicionado à app uma funcionalidade que permite ver se o utilizador está a usar capacete, a Circ torna-se a primeira app do género a ter um modelo de assinatura para trotinetas para todos.

Os modelos de assinatura na mobilidade alternativa não são uma novidade: as bicicletas eléctricas da Jump já têm esta possibilidade desde o princípio de Outubro, mas o primeiro serviço com este modelo foi mesmo o da Gira, em Lisboa.

Nas trotinetas, a forma de utilização é quase sempre o mesmo: há um valor de desbloqueio e, depois, o pagamento é feito ao minuto. Contudo, a Uber também lançou um serviço de assinaturas este ano, por altura do Web Summit, embora em forma de projecto-piloto e já terminado: fechou a 30 de Novembro.

Planos mensais Circ de 9,99, 24,99 e 49,90 euros

Assim, a Circ é mesmo a primeira aplicação do género a ter assinaturas mensais de forma totalmente a aberta, sem restrições e disponível desde já para qualquer utilizador. A oferta desta marca divide-se em três opções e Portugal é o primeiro país onde a Circ abre esta possibilidade.

O Plano Light é o mais barato: fica por 9,99 euros/mês e acaba com o valor dos desbloqueios das trotinetas (50 cêntimos se as deixarmos bem estacionadas em hotspots próprios ou um euro, caso isto não aconteça). O preço por minuto, é o normal: 15 cêntimos. Ou seja, na prática, este plano oferece apenas o valor que gastamos para desbloquear as trotinetas.

Depois, o intermédio é o Plano Smart: 24,99 euros/mês e trinta minutos de viagens incluídas por dia; o desbloqueio é gratuito. Finalmente, o mais caro é o Star, que nos dá desbloqueios ilimitados e uma hora de viagens por dia – o preço é de 49,90 euros. Estes planos podem ser subscritos na opção ‘Subscrições & Passes’ da app.

A Circ já tinha, este ano, lançado passes diários e horários que permitiam receber bónus em carregamentos ou usar as trotinetas de forma livre durante 24, uma ou duas horas – ainda pode encontrar esta opção no menu ‘Promoções’ da app.

Novos modelos de trotinetas Circ em Munique

Os planos de assinatura mensais da Circ aparecem uma semana depois de a marca ter anunciado uma funcionalidade de segurança na app que, com recurso à máquina fotográfica do smartphone, percebe se o utilizador está, ou não, a usar capacete.

Ainda recentemente, a Circ lançou novos modelos de trotinetas em Munique (Alemanha), com um design renovado e que se diferenciam dos outros modelos por terem baterias intermutáveis. Esta novidade pode chegar a Portugal em meados de 2020, confirmou a Circ ao TRENDY.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].