Circ usa inteligência artificial para perceber se utilizadores estão a usar capacete

Circ App Selfie Capacete
Circ App Selfie Capacete

A Circ será a primeira app de trotinetas eléctricas a disponibilizar uma funcionalidade de segurança que, com a máquina fotográfica do smartphone, percebe se o utilizador está, ou não, a usar capacete.

O uso do capacete, apesar de são ser obrigatório nas trotinetas eléctricas ou nas bicicletas, é defendido por todas as operadoras de mobilidade alternativa deste mercado que estão presentes em Portugal.

Desde que chegaram a Lisboa, marcas como a Lime ou a Hive distribuíram capacetes de forma gratuita aos utilizadores e as suas apps avisam sempre de que o capacete deve ser usado para viajar de trotineta.

Quem viajar com capacete nas trotinetas Circ tem 25% de desconto

Contudo, as apps não podiam ter a certeza de que uma pessoa usa um capacete antes de iniciar uma viagem numa trotineta eléctrica – até agora. A Circ anunciou uma nova funcionalidade de segurança na sua app que vai perceber se o utilizador tem, ou não, capacete.

Para isso, a app da Circ (que vai receber a actualização na próxima Segunda-Feira, dia 2 de Dezembro) usa a câmara frontal para, em modo selfie, analisar a cabeça do utilizador com recurso a inteligência artificial e ver se o mesmo tem um capacete. Se o sistema o identificar, atribuiu um desconto de 25% ao valor final da viagem.

Portugal é o primeiro país a ter este recurso na app

Esta selfie de segurança para detectar o capacete pode ser feita antes de alugar uma trotineta eléctrica na app. Resta saber se a aplicação da Circ pode ser facilmente enganada por um simples gorro ou por um chapéu e se reconhece vários formatos de capacetes como formas de protecção legítimas.

Segundo a Circ, Portugal é o primeiro país a ter esta funcionalidade de segurança incluída na app. As trotinetas eléctricas desta plataforma têm um custo de desbloqueio de um euro (que pode ser reduzido para metade se estacionar num hotspot) e cada minuto de viagem fica por quinze cêntimos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].