Obras de arte, arquitectura e mobiliário: a influência da Bauhaus passam a estar disponíveis no Google Arts & Culture

Bauhaus Google Arts Culture
Bauhaus Google Arts Culture

Foi um dos movimentos artísticos e conceptuais que mais influenciou o design a vários níveis no século XX. As obras da escola alemã Bauhaus estão, agora, disponíveis na plataforma Google Arts & Culture.

Se há plataforma que tem feito um bom trabalho para divulgar arte e torná-la acessível a pessoas de todo o mundo, é a Google Arts & Culture. Neste site podemos encontrar digitalizações de pinturas e fotografias de outras obras, onde podemos fazer zoom para ver detalhes e consultar informação completa.

No final de 2018, por exemplo, a Google Arts & Culture passou a ter disponíveis todas as obras de arte que estão em exposição em Serralves; o Museu do Traje, Museu do Teatro e Dança, Gulbenkian e Museu Colecção Berardo são outros dos “fornecedores” desta plataforma.

Cem anos de Bauhaus na Google Arts & Culture

Há alguns anos que a Google já tinha uma colaboração digital com a Fundação Bauhaus Dessau (Alemanha) e, agora, esta parceria estende-se à mais instituições, como o Instituto de Design IIT ou o Museu Guggenheim para ser possível ter online várias peças Bauhaus.

A escola alemã design e arte de vanguarda foi fundada em Abril de 1919 pelo arquitecto Walter Gropius e fechou em 1933 por ordem do governo nazi. Em alemão, ‘bauhaus’ significa, literalmente, ‘casa de construção’

Este movimento artístico e cultural, que ficou conhecido pelo seu design funcional (a forma segue a função, um conceito que acabou por ser o lema da escola alemã), chega ao Google Arts & Culture num conceito de ‘Exposição’, a Bauhaus Everywhere.

Mais de dez mil criações com o estilo Bauhaus para ver online

Aqui, podem ser vistas, de acordo com a Google, digitalizações de «mais de dez mil objectos e mais de quatrocentas obras de arte capturadas». Nesta plataforma vamos ainda poder fazer «visitas virtuais a edifícios emblemáticos» com a estética minimalista da Bauhaus.

Para ver a exposição Bauhaus Everywhere (a Bauhaus em todo o lado), onde estão objectos do quotidiano, prédios, vestuário, tipos e letra e mobília (até há uma parte onde se dá dicas para decorar uma casa ao estilo Bauhaus) clique aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].