Kathleen Kennedy cancela presença na Web Summit – os culpados são os incêndios na Califórnia

Kathleen Kennedy não vem à Web Summit
Kathleen Kennedy não vem à Web Summit

A presença de Kathleen Kennedy na edição de 2019 da Web Summit foi anunciada a 24 de Outubro, mas vai acabar por não acontecer. Os “culpados” são os incêndios na Califórnia.

Os incêndios que estão a afectar o estado da Califórnia (EUA) já fizeram com que as autoridades tivessem de evacuar várias habitações, o que levou à retirada de cerca de duzentas mil pessoas das suas casas.

A Califórnia teve declarado o estado de alerta e, quando of fogos chegaram às imediações da cidade de Los Angeles, várias figuras públicas também foram aconselhadas a deixas as suas habitações, como o actor e ex-governador Arnold Schwarzenegger e o jogador de basket Lebron James.

Estes incêndios acabaram também por ser a razão que levou Kathleen Kennedy a cancelar a sua presença na Web Summit. A presidente da Lucasfilm estava confirmada no evento até há poucos dias, num painel sobre tecnologia e cinema, em conjunto com Rob Bredow (que também não vem, pelo mesmo motivo), da empresa de efeitos especiais Industrial Light & Magic. A organização da Web Summit já emitiu um comunicado oficial onde explica o sucedido:

«Kathleen Kennedy e Rob Bredow lamentam informar que não vão poder vir à WebSummit. Como muitos sabem, os incêndios na Califórnia têm sido brutais e muitas casas tiverem de ser evacuadas. Até que os incêndios estejam controlados é difícil para os afectados saíram da cidade. Por essa razão, Kathleen e Rob não conseguem estar presentes desejam a todos um excelente evento».

Edward Snowden fala durante vinte minutos a partir da Rússia

O que vai mesmo acontecer é a intervenção, via streaming, de Edward Snowden, numa das sessões de abertura da Web Summit, hoje às 18:30. O ex-funcionário da NSA vai falar a partir da Rússia, por vídeochamada, numa sessão que vai durar vinte minutos.

Edward Snowden WebSummit

Segundo a organização, Snowden vai «revelar dados sobre o seu trabalho para a NSA e como ajudou a montar o sistema de vigilância que recolheu milhões de chamadas telefónicas, SMS e e-mails de cidadãos americanos».

O conhecido “whistleblower” (denunciante) revelou ao mundo documentos secretos da National Security Agency dos EUA em 2013 e, desde então, tem sido perseguido pelo Governo norte-americano. Snowden está agora na Rússia, onde lhe foi dado asilo temporário.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].