Vinhos das encostas do vulcão italiano Etna estreiam-se nas provas do Adegga WineMarket

Não é todos os dias que podemos beber vinhos que “nasceram” nas encostas de um vulcão activo, neste caso o Etna. A oportunidade vai aparecer na edição de Natal do Adegga WineMarket.

É sabido que as os solos vulcânicos são especialmente ricos e férteis para agricultura, por isso é natural que um vinho produzido numa encosta com estas características não desiluda.

Este fim-de-semana vai poder perceber se esta teoria é mesmo verdadeira no Adegga WineMarket. Este mercado de Natal, com mais de quinhentos vinhos disponíveis para prova, tem pela primeira vez um conjunto de referências produzidas num ambiente vulcânico.

Cinco vinhos vulcânicos de Itália e dois dos Açores

Os vinhos vêm todos das encostas do Etna (Sicília, Itália), o único vulcão activo na Europa (a mais recente erupção aconteceu mesmo este ano, no dia 20 de Julho), e fazem parte de uma nova categoria deste mercado: Adegga Vulcânico, onde estão também dois vinhos dos Açores (Azores Wine Company e Pico Wines).

De Itália vêm cinco produtores: Benanti, Feudo Cavaliere, Monteleone, Passopisciaro e Tenute Bosco, cujos vinhos são marcados pela «mineralidade dos solos vulcânicos» e «feitos maioritariamente a partir de vinhas velhas, com produções muito limitadas», sublinha a organização.

O Adegga Wine Market será no Armazém 16, em Marvila (Lisboa), entre as 14 e as 21 horas de 30 de Novembro. Os bilhetes já podem ser comprados no site da Adegga e custam entre 20 e 75 euros – este último dá acesso à Sala Premium que reúne uma selecção de vinhos raros e especiais onde as provas vão ser orientadas pelo sommelier Rodolfo Tristão.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].