Transformar um iPhone num iPod dos antigos? Há uma app que pode fazer isso, basta a Apple aprovar

Cover Flow App iPhone
Cover Flow App iPhone

A app ainda não tem nome, mas está a ser desenvolvida por um estudante norte-americano. A ideia é usar uma interface de música que recupera o Cover Flow do iOS original e a Click Wheel dos primeiros iPod.

Ainda se lembra de como era a aplicação de música original que vinha nos primeiros iPhone e iPod Touch? Na altura podíamos usar os dedos para percorrer a nossa playlist, que se apresentava sob forma de capas de CD. O conceito chamava-se Cover Flow.

É este visual e forma de interacção que Elvin Hu, um estudante dos EUA, recriou numa app que ainda está a desenvolver, mas cujo preview já foi partilhado pelo mesmo no Twitter.

Se a Apple autorizar, a app chega no final de Dezembro

A sua app, ainda sem nome, recupera ainda, de forma digital, a Click Wheel dos iPod, um grande botão que era sensível ao toque e que permitia também navegar pela lista de música, além de ter os controlos de play/pause e avançar/retroceder nas playlists.

Elvin Hu decidiu criar esta app quando começou a fazer um trabalho escolar sobre o desenvolvimento e evolução do iPod, um gadget de que o estudante é fã: «Desde criança que gosto dos produtos da Apple. Os meus pais não me podiam comprar um iPhone e, então, eu desenhava o ecrã com as apps nas tampas das caixas dos Ferrero Rocher. Foi isto que me influenciou a escolher uma carreira de designer».

A app que recria o Cover Flow e a Click Wheel deverá estar pronta no final do ano e Elvin Hu diz que vai submetê-la para aprovação da App Store, mas duvida que a Apple autorize a “brincadeira”: «Há questões de patentes e design protegidos por direitos de autor… eles têm razões legítimas para não autorizar a minha app».

Caso isto venha mesmo a acontecer, Elvin Hu promete disponibilizar a app como um projecto de código aberto (open source), o que vai possibilitar o acesso a qualquer pessoa, de forma gratuita.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].