LEGO Minifigura Madeira
LEGO Minifigura Madeira

A nova minifigura da LEGO é feita em madeira, celebra as origens da marca e é… bem grande

Estávamos em 1959 quando a LEGO deixou de fazer brinquedos de madeira para começar a vender peças em plástico. Sessenta anos depois, a marca assinala a data com a criação de uma minifigura… diferente.

Hoje em dia, se uma empresa anunciasse que iria começar a fazer brinquedos em plástico seria cruxificada nas redes sociais. Contudo, há sessenta anos, a realidade era bem diferente da actual e a luta contra este material não era um tema que estivesse na agenda.

A ‘era do plástico’ ainda dura e, no princípio, era vista pelas empresas como uma galinha dos ovos de ouro – este derivado do petróleo permitia fazer produtos mais flexíveis, mais baratos e com uma maior margem de lucro – foi assim que marcas como a Tupperware ganharam popularidade e se tornaram grandes multinacionais.

LEGO lançou último brinquedo em madeira há sessenta anos

Porém, e actualmente, o plástico é um inimigo a abater: o problema da poluição, principalmente dos oceanos, levam a que as marcas mudem a sua forma de abordar o mercado e apresentem alternativas a este material.

A LEGO é uma delas e já anunciou a intenção de acabar com o plástico nas suas peças, até 2030. De momento, a marca dinamarquesa produz algumas peças com base em polieteleno derivado de cana de açúcar – entre 1 e 2% do total. Este ano, a marca apresentou ainda o seu primeiro kit feito inteiramente com peças destas: A Casa da Árvore da linha Ideas (21318).

Agora, sessenta anos depois de ter acabado com os brinquedos em madeira (o último foi o Bedford FireTruck, em 1959 – foto em cima), a LEGO comemora a data com o lançamento de uma minifigura com quase dezoito centímetros de altura (escala 5:1, em relação às tradicionais) feita maioritariamente nesta matéria-prima, apenas as mãos amarelas são feitas em plástico.

Corpo de madeira, mãos de plástico e peças para personalizar

Pertencente à linha LEGO Originals, a Wooden Minifigure é uma parceria com os designers da Room Copenhagen (uma empresa que faz vários produtos ligados ao universo LEGO) e «feita à mão» em «madeira de carvalho certificada» pela FSC.

Na caixa, há um manual de 28 páginas que conta a história do desenvolvimento deste set e que dá ideias de personalização da minifigura – a marca inclui ainda um conjunto de peças LEGO para criarmos um acessório e personalizar a Wooden Minifigure.

Este kit vai ficar disponível na loja online da LEGO a partir de dia 8 de Novembro, com o preço de 120 euros, mas só vai poder ser comprado por clientes VIP. A subscrição de um plano deste género pode ser feita aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].