Facebook Rebranding
Facebook Rebranding

O Facebook tem um novo logótipo que junta as cores do Instagram e do WhatsApp ao seu azul

A mudança já tinha sido anunciada no princípio de Agosto e agora chega a nova imagem do futuro Facebook, que junta as cores do Instagram e do WhatsApp.

Sabia que o Instagram e o WhatsApp fazem parte do Facebook? Provavelmente sim, mas há muita gente que pode pensar que estes serviços são todos independentes – foi para tornar a ligação mais clara e «transparente» que a mudança aconteceu.

Mas uma coisa é a ‘empresa’ Facebook e outra é a ‘rede social’ – é a primeira que vai mudar, uma vez que o aspecto desta última, incluindo lettring e logo, continua intocável. A mudança serve, precisamente, para «diferenciar a empresa da app», explica Antonio Lucio, director de marketing do Facebook.

Mais clareza e mais transparência na ‘marca’ Facebook

Outro dos objectivos é dar uma «maior clareza sobre os produtos que fazem parte do Facebook». Assim, além do que já tinha acontecido no Verão, com as apps terem novas designações: (‘Instagram from Facebook’ e ‘WhatsApp from Facebook’), a empresa muda de logo.

Agora, a ‘marca’ Facebook vai passar a ser identificada por um lettring todo em caixa alta que muda entre o azul da rede social, os tons quentes laranja e vermelho do Instagram e o verde sólido do WhatsApp.

Segundo Antonio Lucio, a nova imagem da marca «foi desenhada para permitir maior clareza», com «letras maiúsculas e tipografia personalizada para criar uma distinção visual entre a empresa e a app».

Mudança do Facebook vai aparecer nas próximas semanas

O novo logo da empresa Facebook não vai ser, contudo, intrusivo nas apps que fazem parte do seu universo – por exemplo, no Instagram, a imagem renovada da marca de Zuckerberg vai apenas aparecer no ecrã de login e no menu das Definições (imagem em baixo).

Além do Instagram e do WhatsApp, o Facebook é ainda a marca umbrella de serviços como o Messenger, o Oculus, o Workplace, o Portal e o Calibra. «Durante as próximas semanas, o Facebook avai começar a usar a nova marca nos seus produtos e materiais de marketing, incluindo um novo site da empresa», conclui Antonio Lucio.

Para o utilizador comum, esta mudança não traz mudanças significativas à utilização da app, sendo apenas uma decisão cosmética e estratégica do Facebook. Para ver todos os detalhes sobre este rebranding pode ver todo o conceito da mudança aqui.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].