Depois de Variações, há mais um filme biográfico (biopic) nacional em produção, desta vez sobre a vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso. Rafael Morais é o protagonista.
Trata-se de um dos principais nomes da arte nacional do século XX. Amadeo de Souza-Cardoso fez parte da primeira geração de pintores modernistas em Portugal e tornou-se o nome maior da corrente vanguardista nacional.
Os seus quadros reflectem os estilos que começam a ficar populares na Europa, na viragem do século (cubismo, futurismo e expressionismo), num estilo muito influenciado pela temporada que passou em Paris (1907 – 1914). Amadeo de Souza-Cardoso viria a falecer com apenas trinta anos, em 1918.
Rogério Samora, Eunice Muñoz e Lúcia Moniz no elenco
É esta história que Vicente Alves do Ó vai contar em 2020 no filme biográfico Amadeo, que se encontra em produção e estreia a 12 de Novembro de 2020. O protagonista vai ser Rafael Morais (na foto, em cima), que já participou nos filmes Um Amor de Perdição, How to Draw a Perfect Circle e Sangue do Meu Sangue. Em 2012 foi nomeado para um Globo de Ouro na categoria de Actor de Cinema, que viria a ser ganho por Nuno Melo pelo filme O Barão.
Segundo a NOS Audiovisuais (que vai distribuir o filme), Amadeo vai ser gravado em Lisboa, Óbidos, Sintra e Caldas da Rainha e a história vai centrar-se nos períodos em que esteve em Paris, em 1911, antes da sua morte, em 1918. Vicente Alves do Ó vai ainda recriar a «histórica exposição» de 1916, no Salão de Festas do Jardim Passos Manuel, no Porto.
Além de Rafael Morais, o elenco de Amadeo vai contar com Ana Lopes (que vai fazer da sua mulher, Lucie Pecetto), Ana Vilela da Costa, Eunice Munõz, José Pimentão, Lúcia Moniz, Manuela Couto e Rogério Samora. O realizador vai ainda contar com a consultoria de Marta Soares, «investigadora, historiadora e recente curadora especializada na obra de Amadeo de Souza-Cardoso».