Marlene Vieira Lisboa

Alta cozinha e um desert bar: a nova receita de Marlene Vieira para o Terminal de Cruzeiros de Lisboa

por • 14 Outubro, 2019 • RestaurantesComentários fechados em Alta cozinha e um desert bar: a nova receita de Marlene Vieira para o Terminal de Cruzeiros de Lisboa338

A chef Marlene Vieira, que conhecemos, sobretudo do programa Chef’s Academy da RTP, tem um projecto na manga que vai dar uma nova vida ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Ainda não há nome, nem data de abertura, para o espaço duplo que Marlene Vieira vai abrir em Lisboa, mesmo em frente ao Tejo, mas já se conhece o conceito. Um dos espaços será um restaurante de fine-dining e o outro vai ser um gastrobar.

Este último, vai ser o «primeiro de Portugal a ter um dessert bar», ou seja, um buffet de sobremesas (com a ajuda do chef pasteleiro Luca Arguelles), onde podemos escolher várias entre as sugestões da chef – lembre-se que os doces são a grande especialidade de Marlene Vieira.

Objectivo: criar uma nova cozinha portuguesa

O outro espaço vai servir para que a chef demonstre «toda a sua garra e paixão pela gastronomia nacional» – aqui, Marlene Vieira vai homenagear a cozinha nacional e servir pratos de autor.

Em ambos, o objectivo é o mesmo: oferecer «uma nova cozinha portuguesa», com um novo «receituário», onde a base vão ser os «produtos autóctones» nacionais. Marlene Vieira quer também inspirar-se na arquitectura do Terminal de Cruzeiros de Lisboa (desenhado por Carrilho da Graça).

«Quero inspirar-me no facto de o edifício ser inteiramente novo, sem o peso da História, para também me libertar da rigidez das receitas, e focar-me apenas nos sabores nacionais, que sempre nortearam a minha identidade na cozinha».

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish