Correr e beber cerveja: Novembro começa com primeira Beer Runners em Portugal

Beer Runners Lisboa
Beer Runners Lisboa

Se o conceito não é estranho é porque talvez já tenha ouvido falar na Beer Mile, a corrida que acontece durante a Lisbon Beer Week. Na Beer Runners, o objectivo é o mesmo: correr e beber cerveja.

À partida, fazer exercício físico e beber cerveja pode não parecer duas realidade que convivam muito bem. Mas, basta lembrar que já existe, há algum tempo, uma modalidade de yoga onde se fazem as posições com um copo na mão.

Esta ligação do fitness à cerveja também pode ser vista há uns anos em Lisboa, com a Beer Mile, uma corrida, como o nome indica, com uma milha (cerca de 1,6 quilómetros), em que os participantes bebem quatro cervejas. A mais recente foi a 14 de Setembro, à volta do Campo Pequeno.

Correr e beber cerveja faz bem? Se for de forma moderada…

Quase um mês depois, quem gosta de correr e beber cerveja vai poder subir de nível: está aí a primeira Beer Runners, com uma caminhada de cinco e uma corrida de dez quilómetros, em Belém, com partida na Praça do Império.

A ideia nasceu em 2007, nos EUA, quando um «grupo de corredores de Filadélfia começou a organizar corridas uma vez por semana, que terminavam sempre com a partilha de cerveja», explicam a associação Cervejeiros de Portugal, que trouxe a ideia para o País.

Este grupo de corredores começou a virar copos de jola «depois de conhecer os resultados de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada» que provavam a «relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja».

Segundo a nutricionista Natália Cavaleiro Costa (consultora dos Cervejeiros de Portugal), isto pode mesmo ser verdade: «A cerveja tem vitaminas do complexo B, sódio, magnésio, uma elevada presença de antioxidantes e um alto teor de água», o que torna esta bebida «sobretudo a versão sem álcool», uma «excelente aliada na recuperação após a prática de exercício físico».

Bilhetes para a Beer Runners à venda na BOL

Quem tiver dúvidas, pode tirar a prova dos nove no dia 3 de Novembro – depois da caminhada ou da corrida, todos os participantes vão poder beber um copo de cerveja com ou sem álcool (sem marca definida); para acompanhar há ainda tremoços e frutos secos.

O modelo é, assim, diferente do que vemos na Beer Mile, tanto pela distância, como pelo facto de só podermos beber no final da corrida. Os bilhetes estão à venda na BOL com preços de cinco (corrida) e três euros (caminhada); todas as informações sobre o programa, percurso e levantamento de dorsais estão no site oficial da prova: beerrunners.pt.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].