Kapten Alexandre Santos Porto

Kapten chama «app de betos» à Uber na nova campanha de marketing para o Porto

por • 18 Setembro, 2019 • Mobilidade AlternativaComentários fechados em Kapten chama «app de betos» à Uber na nova campanha de marketing para o Porto1371

A Kapten quer deixar bem claro que é a plataforma de TVDE com a melhor tarifa no Porto. A sua mais recente campanha dirigida aos clientes da Invicta tem como protagonista o ‘Gunão’ de Alexandre Santos. E deixa uma bicada à Uber.

Para muitas pessoas, ‘Uber’ é sinónimo de chamar um automóvel por uma app, mas para a Kapten, esta aplicação é coisa de «betos». É esta uma das ideias da nova campanha de marketing desta plataforma de mobilidade alternativa, especialmente feita para o Porto.

Em oposição à Uber, que é uma «app para betos», a Kapten responde com o humor de Alexandre Santos e o seu ‘Gunão’, uma personagem que estereotipa a figura do ‘guna’, um típico habitante dos subúrbios do Porto, conhecido pela sua forma de vestir com chapéus, fatos de treino e com o seu sotaque cerrado e expressões locais (aliás, é assim que Alexandre Santos aparece em quase todos os seus vídeos onde tipifica esta personagem).

Outro dos objectivos, além de passar a ideia de que a Kapten tem a tarifa mais acessível do Porto (no vídeo a persongem sugere que o seu amigo não tem dinheiro para usar a Uber), é mostrar que a empresa se adapta às cidades onde tem operação.

«Em cada cidade onde estamos presentes, temos escritórios locais com pessoas locais, sempre disponíveis para qualquer tipo de apoio que seja necessário. Este é o nosso modelo e faz todo o sentido que a comunicação siga a mesma lógica», explica a empresa em comunicado.

Temos dúvidas quanto à eficácia desta campanha. Apesar de contar com um humorista bastante popular entre o público do Norte, partir do princípio que o utilizador típico do Porto se personifica no estereótipo do ‘guna’ pode ter um efeito contrário ao esperado.

Isto, juntamente com o facto de a Kapten chamar à Uber uma «app de betos» também não nos parece a melhor estratégia para dizer que um serviço é melhor que outro – e se a Uber é uma «app de betos», a Kapten é uma app de gunas? É complicado perceber o que quer a marca, afinal.

O facto é que a campanha de marketing começou esta semana nas redes sociais da Kapten e o primeiro vídeo com Alexandre Santos com o seu ‘Gunão’ já pode ser visto aqui. Em breve, a Kapten promete lançar mais vídeos do género, que vão contar mais aventuras desta personagem, no Porto.

Relembre-se que a Kapten chegou em Junho deste ano ao Porto com parte um plano de expansão europeu que vai fazer com que a app de TVDE chegue a «quinze cidades até 2020».