Segway-Ninebot apresenta trotineta eléctrica que encontra postos de carregamento sozinha

Ninebot KickScooter T60
Ninebot KickScooter T60

Tal como acontece com os automóveis, um dia também as cidades podem ter postos de carregamento para trotinetas. Pelo menos esta é a visão por detrás da nova KickScooter T60.

Tem três rodas, duas delas à frente, para garantir a estabilidade necessária para andar sozinha. A nova trotineta eléctrica T60 da Segway-Ninebot foi anunciada pela marca chinesa num evento em Pequim, mas só deve chegar às ruas em 2020.

A Segway-Ninebot é a marca preferida pelas empresas de aluguer de trotinetas eléctricas para criar as suas frotas: em Portugal, Lime, Voi, Hive, Tier e Circ têm modelos destes nas ruas.

De acordo com a Segway-Ninebot, a nova T60 pdoe usar inteligência artificial para encontrar um posto de carregamento e “conduzir-se” sozinha até esse local.

Para já não houve qualquer demonstração pública desta capacidade da KickScooter T60, nem é de esperar que vejamos tão cedo este modelo em Portugal. No entanto, já há um preço previsto: cerca de 1300 euros.

Isto obriga, como é óbvio, a que as marcas de micromobilidade invistam em postos de carregamento, o que não parece muito provável num mercado em que os gastos com as operações se querem mínimos.

No entanto, a ideia está aí e era, tal como acontece com outros veículos, muito provável que viesse a passar à prática num futuro próximo – neste mercado, dificilmente a ideia poderia vir de outro fabricante que não a Segway-Ninebot.

Esta marca chinesa, criada em 2015 quando a Ninebot comprou a Segway é líder mundial de venda de trotinetas eléctricas: em 2018 vendeu cerca de 1,6 milhões de veículos de duas rodas em todo o mundo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].