Portuguese Surf Film Festival tem regresso marcado à Ericeira na última semana de Julho

Portuguese Surf Film Festival
Portuguese Surf Film Festival

Já há datas e programa de sessões para a oitava edição do Portuguese Surf Film Festival. No final de Julho, há quase quarenta filmes para ver na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva.

A oitava edição do Portuguese Surf Film Festival (PSSF) está a chegar. A par do SAL, este é o principal evento do género no País e acontece numa das mecas nacionais do surf: a Ericeira.

O tema da edição de 2019 é o ‘Coletivo’, que segundo a organização, é «um tributo à comunidade criativa e ao trabalho que todo o País tem vindo a fazer na dinamização da indústria de surf», explica Susana Andrade, fundadora e directora do PSFF.

Este ano, o Portuguese Surf Film Festival anunciou uma colaboração com o festival internacional de cinema de surf de Ubatuba, no Brasil. O resultado vai ser uma sessão especial dedicada, no dia 25 de Julho, às 22:30.

Outra das colaborações do PSFF, esta já pelo quarto ano consecutivo, é com o Save the Waves Film Festival, que pertence à Save the Waves Coalition. Assim, vai ser possível ver alguns filmes que se dedicam à temática ambiental e, no dia do arranque do PSSF, vai haver uma limpeza de praia com início marcado para as 9 horas.

Além disto, há quase quarenta filmes para ver na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, vindos de dezoito países. Destes, há quatro que fazem a sua estreia mundial no PSFF 2019: Aequatio, Flux, The Droppin Girls e Poetry in Motion.

No programa temos também mais quatro filmes que passam pela primeira vez em festivais de surf europeus: How to Learn How to Surf, In Dancing Days Of Dawn, No Time e Eating Up Easter.

Outro destaque são as noites temáticas que, este ano, vão ser dedicadas ao surf feminino, ao ambiente ao skate e às ondas gigantes. Durante todo o festival vai ainda ser possível ver uma exposição de arte na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva.

O programa completo das sessões e respectiva duração de cada filme que vai passar na oitava edição do Portuguese Surf Film Festival pode ser vista aqui e também aqui, em PDF.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].