Já são conhecidos os vencedores da edição de 2019 do Concurso dos Novos Talentos Fnac 2019. Há nomes para ficar de olho este ano no cinema, música, fotografia e escrita.
Foi com o mote ‘Mostra-te Ao Mundo’ que a Fnac entregou hoje, durante a tarde, nas Carpintarias de São Lázaro, os prémios de cinema, música, fotografia e escrita do Concurso Novos Talentos Fnac.
Este ano, a iniciativa da cadeia de lojas de tecnologia e multimédia teve um número «recorde de participações». Foram 3403 candidaturas nas quatro categorias, com a Escrita a ter o maior número de trabalhos submetidos: 1245.
A Fotografia recebeu 1144 candidaturas, a Música teve 848 e o Cinema registou apenas 168 propostas. Aqui fica a lista completa de vencedores, juntamente com as menções honrosas em cada categoria.
Cinema: Pedro Pires dos Santos
O realizador ganhou o prémio Novo Talento Fnac 2019 com a curta-metragem intitulada If Only Wet Rice Would Grow Bigger With Floods, Don’t You Think?. Ao galardão junta-se um prémio monetário de 1250 euros e um workshop na Universidade Lusófona.
As Menções Honrosas foram entregues a Bruno Carnide com ‘Outono’ e a Stephanie Kyek com ‘Whale Song’. Todos estes filmes vão agora ser exibidos nos auditórios Fnac, em datas a confirmar.
Música: RUSSA
A rapper RUSSA ganhou nesta categoria com o tema O Teu Abraço, que já tinha sido partilhado no YouTube em Janeiro deste ano e faz parte do seu EP Party Leftovers . Y.azz x b-mywingz com ‘Cycles’ e Ricardo Cardoso com ‘Toca e Foge’ lavaram as Menções Honrosas.
Em breve, RUSSA vai ter a oportunidade de gravar o seu single num estúdio com mistura, masterização e gravação. Além disso, a banda vai actuar em Setembro no Fnac Live; as três bandas vão ainda ver os seus singles fazer parte do disco Novos Talentos FNAC 2019.
Fotografia: Maria da Glória Rodrigues
‘Guardar o Fogo Para Dias de Pouca’ foi o conjunto de fotos vencedoras deste ano. A autora recebeu 1500 euros, um vale-oferta de 1500 euros em equipamento fotográfico Fujifilm X, um curso do Instituto Português de Fotografia (Projeto Fotográfico de Autor).
Como é habitual nestes prémios, o trabalho de Maria da Glória Rodrigues vai ainda ser exposto nos fóruns Fnac de todo o País. As Menções Honrosas foram entregues a Fábio Miguel Roque com ‘White Smoke’ e Pedro da Costa Malheiro com Yvonne.
Escrita: Mafalda Santos Gomes
A história Milho Rei foi o vencedor desta na categoria que costumar revelar novos escritores. As Menções Honrosas foram dadas a Joana Ferreira Ribeiro com ‘Fénix’ e António Rebelo Pascoal ‘O Caminho para Casa’.
Os três ganham ainda um um workshop de escrita criativa na escola Escrever, Escrever, e vão ver os seus textos publicados no livro Novos Talentos FNAC 2019. Mafalda Santos Gomes leva também para casa um prémio monetário de 1250 euros.