Vinhos do Alentejo em Lisboa: Centro Cultural de Belém vai ser uma adega gigante durante dois dias

Nos dias 5 e 6 de Abril o Centro Cultural de Belém abre as portas a 74 produtores de vinho alentejano para duas tardes e noites de provas.

Está aí a 11.ª edição do festival Vinhos do Alentejo em Lisboa, este ano mais cedo que o habitual – em 2018, o evento aconteceu em Outubro. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana explica a mudança.

«Os Vinhos do Alentejo pretendem destacar-se dos demais eventos vínicos a nível nacional que acabavam por se concentrar todos no decorrer dos meses de Outubro e Novembro».

Em relação ao ano passado, o evento está mais “pobre”- desde logo, tem menos um dia. Depois, há menos nove produtores inscritos, ou seja, de 83 (2018), passou para 74. Isto reflecte-se também no número de vinhos que vamos poder provar: enquanto em 2018 havia cerca de 700 vinhos disponíveis, este ano o número baixa para os 400.

Nas actividades paralelas, mantêm-se as provas comentadas e as sessões de storytelling, assim como uma de harmonização, em que há um restaurante (Mercearia Gadanha) a demonstrar como é que os vinhos casam com a comida.

Para assinalar o fim do festival Vinhos do Alentejo em Lisboa há uma demonstração de cante alentejano no Sábado, às 20 horas (em 2018 tinha havido um concerto de Luísa Sobral).

Este ano, o acesso exclusivo ao evento para profissionais será entre as 16 e as 17h30 de 5 de Abril. Depois, o Vinhos do Alentejo abre ao público: os consumidores terão acesso entre as 17:30 e as 21 do mesmo dia; no Sábado, 6 de Abril, o evento pode ser visitado entre as 15 e as 21 horas.

Os bilhetes custam seis euros (são comprados no local) e dão direito a um copo e à prova livre de todos os vinhos que os 74 produtores vão ter no Centro Cultural de Belém. Este copo tem ainda uma funcionalidade tecnológica que já tínhamos visto nos eventos da Adegga e que se estreou no Vinhos do Alentejo 2018.

Nos copos de prova que são dados aos consumidores no festival Vinhos do Alentejo em Lisboa têm um chip que recebe informação de todas as referências provadas, que depois são enviadas para o nosso email.

Outra coisa que continua a acontecer na edição deste ano é a doação de uma percentagem do valor das entradas à organização ambiental Associação Plantar uma Árvore.

A compensar o facto de ter menos um dia e menos produtores/vinhos, estão dois novos espaços: o Cantinho da Sustentabilidade (onde as crianças podem brincar e aprender mais sobre as vinhas) e o Cantinho do Alentejo (dedicado à gastronomia, onde estão presentes as marcas Capote’s Emotion, Sabores do Alentejo e o Restaurante Alecrim).

Há ainda outra novidade: o facto de ser possível a «compra e encomenda de vinhos no evento», mas com uma ressalva: «Fica a cargo de cada produtor a decisão de venda e encomenda dos vinhos em prova», diz a CVRA.

Para mais informações sobre as provas, outras sessões paralelas da 11.ª edição dos Vinhos do Alentejo em Lisboa e lista de todos os produtores presentes pode ver a página dedicada ao evento no site da CVRA.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].