Conan Osiris Impulso
Conan Osiris Impulso

Conan Osíris, Surma e Linda Martini são os cabeças de cartaz da edição de 2019 do Festival Impulso

Conan Osíris, Linda Martini, DJ Marfox, A Lake by The Moon, Ângela Polícia, Dakoi., Moonjuice e Nádia Schillin são os nomes que fecham o cartaz da edição de 2019 do Impulso.

As Caldas da Rainha podem muito bem ser o palco da primeira actuação de um vencedor do Festival Eurovisão da Canção. Conan Osíris disputa um lugar na final a 14 de Maio e vai ser o 15.º a actuar em Israel.

Depois, se conseguir pontos suficientes, vai passar à final, que será a 18 de Maio. É neste dia que Conan Osíris pode repetir o feito de Salvador Sobral em 2017, quando conquistou o troféu.

Se isto acontecer, Conan Osíris actua apenas uma semana depois no Festival Impulso (24 de Maio) como vencedor do Festival Eurovisão da Canção, que pode ser o seu primeiro concerto com este título.

A segunda edição festival Impulso acontece de 23 a 25 de Maio e, além da música vai ter cinema. A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha fez uma parceria com o DocLisboa para exibir «vários filmes premiados das últimas edições».

Outra das novidades são as residências artísticas, actuações especiais de três conjuntos de artistas que decorrem no primeiro e no último dia do Impulso. A abrir, logo no dia 23 de Maio, estão Fred Ferreira, Igor Jesus, João Pimenta Gomes e Pedro Geraldes.

Depois, a 25 de Maio, acontecem as outras duas residências artísticas do festival Impulso: Surma, Tomara, Tiago Bettencourt | Filho da Mãe, Miguel Nicolau, EGBO e LAmA).

Esta ano, o Impulso tem ainda um novo espaço para actuações: o Parque D. Carlos I, que se junta aos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

«Três palcos e três dias repletos de música, conferências, exposições e cinema, privilegiando a mostra de projectos ora estabelecidos, ora emergentes, abrindo portas à colaboração e partilha artística, envolvendo a comunidade local e todos os estudantes que fazem desta cidade a sua casa», caracteriza a organização.

Mais de um mês antes do Impulso, o espaço cultural Stereogun (Leiria) recebe a primeira sessão de “aquecimento” (warmup) com concertos de Memória de Peixe, Hangloser, Rakuun e StrayCat vs Strange (DJ set) até de madrugada. Segundo a organização, o festival vai ter, ainda, outros warmups em Lisboa e nas Caldas da Rainha.

A bilheteira online BOL tem à venda os passes gerais de 40 euros. Já os bilhetes diários (15 euros) podem ser comprados na página oficial de Facebook do Impulso. A divisão dos concertos fica assim:

23 de Maio
Concertos: Bruno Pernadas, HHY & the Macumbas, Lavoisier, Monday, Za!, Violet, Aurora Pinho, Melquiades, Mazarin, João Pais Filipe e Dakoi
Residências artísticas: Surma, Tomara, Tiago Bettencourt | Fred Ferreira, Igor Jesus, João Pimenta Gomes e Pedro Geraldes

24 de Maio
Concertos:
Conan Osíris, Allen Halloween, Sensible Soccers, DJ Marfox, Riding Pânico, Beautify Junkyards, Pedro Mafama, Nádia Schilling, Iguana Garcia, Sallim, Violeta Azevedo, Unsafe Space Garden e A Lake by The Moon

25 de Maio
Concertos:
Ângela Polícia, Batida DJ, Colónia Calúnia, Cometa Olímpico, Don Pie Pie, First Breath After Coma, Jasmim, Linda Martini, MoonJuice, Capital Decay, Ubu e Whales
DJ Set: Hangloser, Kara Konchar, Neurodancer

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].