LEGO transforma filme do Mickey Steamboat Willie num kit a preto e branco

Steamboat Willie LEGO
Steamboat Willie LEGO

O projecto foi submetido em 2016 pelo fã húngaro SzaboMate90 na plataforma LEGO Ideas e, em ano de 90.º aniversário do Mickey, ultrapassou os dez mil votos, o que valeu a sua concretização num kit real.

O aniversário dos 90 anos do Rato Mickey foi em 2018, mas só agora é que a LEGO conseguiu finalizar a produção em massa do kit Steamboat Willie e tê-lo pronto para vender.

Steamboat Willie é um filme com cerca de sete minutos criado por Walt Disney em 1928 e muitos pensam que foi aqui o Rato Mickey apareceu pela primeira vez. Contudo, não é verdade: a personagem foi um dos protagonistas de outro pequeno filme antes, Plane Crazy.

Este primeiro filme (mudo) com o Mickey da Walt Disney Studios teve, contudo, um problema: foi mostrado, a 15 de Maio, a uma audiência seleccionada para teste, que não correu bem. Resultado: o filme foi posto na gaveta.

Foi mais tarde, em Novembro desse mesmo ano, que Walt Disney apresentou Steamboat Willie, o primeiro filme sonoro com o Rato Mickey, que teve exactamente o sucesso oposto de Plane Crazy, tornando-se no filme do género mais popular da altura.

A partir daí, o Rato Mickey tornou-se uma personagem famosa e Walt Disney lançou mais dois filmes com ele, ainda em 1928: The Gallopin’ Gaucho e The Barn Dance. Em Março de 1929, e na sequência do êxito destes três filmes, Plane Crazy viria a ser relançado, desta vez com som.

Mas o que fica para a história é mesmo o facto de Steamboat Willie ter sido o primeiro filme sonoro (imagens sincronizadas com o som) do Rato Mickey e a ter sucesso junto do público.

A LEGO, que já tinha lançado duas edições especiais dos kits Brickheadz para comemorar o 90.º aniversário do Rato Mickey (Mickey e Minnie), apresenta agora a passagem à prática de um projecto LEGO Ideas, de onde já tinha saído o Submarino Amarelo dos Beatles.

O kit Steamboat Willie foi uma proposta do fã húngaro SzaboMate90 que apareceu na LEGO Ideas em 2016: aqui, todos os projectos (submetidos por qualquer pessoa) que tenham mais de dez mil likes são considerados pela marca para serem produzidos.

Foi o que aconteceu com esta proposta, ainda que, o original fosse muito diferente do kit que vai ser vendido nas lojas: era apenas uma versão simplista do barco a vapor dos desenhos animados com 156 peças, mas que mantém uma coisa em relação ao actual: só tem peças cinzentas, pretas e brancas para ser o mais fiel possível ao filme animado de 1928.

Steamboat Willie LEGO Kit

Steamboat Willie vai chegar às lojas no dia 1 de Abril por 89,99 euros, numa caixa com 751 peças e com duas minifiguras: o “capitão” Mickey e uma Minnie com uma guitarra, tal como aparecia no filme.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].