Afinal, vai mesmo haver a sexta edição do festival Sol da Caparica… mas com um novo promotor

Depois de o contrato de cinco anos entre a AMG Music e a Câmara Municipal de Almada, liderada pelo PCP, ter acabado, havia a hipótese de não haver Sol da Caparica em 2019. Mas as nuvens desapareceram.

Está oficializada a sexta edição do festival de música e arte O Sol da Caparica, apenas a menos de quatro meses das datas anunciadas: 15, 16, 17 e 18 de Agosto.

Houve alguns meses de incerteza sobre a realização do festival em 2019, uma vez que, depois de o contrato entre a AMG Music e a Câmara de Almada ter terminado, não houve renovação imediata, mas sim um concurso público.

Aqui, o TRENDY sabe que a AMG Music não quis participar, tal como a Everything Is New e a Música no Coração: ou seja, as principais promotoras de eventos do género decidiram ficar de fora de uma possível organização de O Sol da Caparica.

Assim, e sem os grandes nomes na “jogada”, a organização do festival acabou por ir parar às mãos da Conquista Padrão (do Grupo Chiado) que já foi responsável, por exemplo, pelas Festas do Mar em Cascais, e pela actuação de Anselmo Ralph em vários pontos do País.

O valor da adjudicação foi de setenta mil euros, uma soma que fica muito aquém dos gastos com outras edições do festival: basta ver que, em 2014, Anselmo Ralph deu um concerto n’ O Sol da Caparica por 40 mil euros, com a contratação a cargo da mesma produtora.

Esta participação “low-cost” da Câmara Municipal de Almada tem, contudo, um lado positivo, segundo a presidente Inês de Medeiros: «Vamos ter uma poupança significativa de fundos públicos, que serão canalizados para investimento noutras áreas estratégicas, sociais, culturais e turísticas».

Para já ainda não há qualquer confirmação para a sexta edição do festival O Sol da Caparica, mas a organização promete novidades em breve. O ADN, esse, mantém-se: apenas actuações de bandas e cantores de países de língua portuguesa.

Ainda assim, na conta oficial do Twitter do Sol da Caparica 2019 esteve a decorrer uma votação com quatro artistas: «Quem gostarias de ver atuar no Sol da Caparica 2019?». Entre Dillaz, Plutónio, ProfJam & Think Music e Waze, o eleito foi ProfJam & Think Music, com 44%, o que pode ser uma pista para um dos primeiros nomes confirmados do festival.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].