Mazda MX-5 laranjinha: o roadster japonês acelera em Racing Orange para comemorar os trinta anos

Mazda MX-5 Racing Orange
Mazda MX-5 Racing Orange

Depois de, há duas semanas, a Mazda ter mostrado uma renovação da gama MX-5, como motores mais potentes e novas tecnologia, chega a vez de conhecermos a nova versão de aniversário deste roadster.

Conhecido por muitos como o ‘roadster mais divertido do Mundo’, o MX-5 está no Guiness como o mais vendido de sempre (em 2016 foi produzida a unidade 1 milhão) e está actualmente na sua quarta geração, com o design kodo – em japonês, ‘a alma do movimento’.

No evento de apresentação em Portugal, que em Lisboa, a marca japonesa mostrou novas versões do roadster. Apesar de manter as capotas rígida e de lona, os motores estão ligeiramente mais potentes.

A segurança foi outro dos pontos que a Mazda aprimorou no MX-5: o roadster passa a contar com cinco novas tecnologias. Agora, estes automóveis passam a ter um sistema que trava de forma automática se detectar obstáculos à frente e a trás.

No design, dois apontamentos: um acabamento mais escurecido para as jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas e a disponibilidade de uma nova capota de lona em tom castanho. Os preços começam nos 25 mil euros.

Mas, em ano de trigésimo aniversário do MX-5, era difícil que a Mazda deixasse passar esta data em claro. Por isso, além dos modelos actualizados, a marca anunciou que vai comercializar uma edição limitada de três mil unidades de uma versão muito especial.

A novidade é o MX-5 30th Anniversary Edition 
em laranja, a que a Mazda chama Racing Orange, também disponível com capota em lona e rígida, tal como acontece nos outros modelos.

Juntamente com esta cor, que vai fazer voltar muitas cabeças, o Mazda MX-5 que comemora os trinta anos da gama, vem com jantes em alumínio Rays ZE40 RS30, «desenvolvidas em exclusivo para o MX-5, em cooperação com a Rays Co., Ltd», explica a marca.

Junto ao guarda-lamas dianteiro está também uma placa comemorativa ’30th Anniversary’ com o respectivo número de série de cada automóvel. Também em laranja são as pinças dos travões Brembo e Nissin deste MX-5 especial e alguns detalhes dos bancos Recaro, dos painéis das portas, do painel de bordo e da alavanca das mudanças.

Este automóvel é mostrado no Salão de Chicago (9 a 18 de Fevereiro) e ainda não se sabe se vai estar disponível em Portugal, nem o preço a que a Mazda o vai comercializar.

Ainda este ano, a Mazda vai apresentar um novo SUV Compacto no Geneva International Motor Show, que decorre nesta cidade suíça entre 7 e 17 d eMarço. Contudo, a marca vai organizar um evento especial a 5 de Março onde vai revelar este automóvel do qual já existe uma imagem.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].