Emir Kusturica vem tocar a Portugal: ao gipsy rock vai animar o Porto no North Music Festival

O cartaz do North Music Festival tem uma nova confirmação: o realizador e músico sérvio Emir Kusturica vai dar um concerto no Porto.

É um regresso a Portugal. O realizador de Gato Preto, Gato Branco (e vencedor de duas Palmas de Ouro em Cannes e de um Leão de Prata em Berlim) vem ao Porto com a sua banda No Smoking. A mais recente passagem por Portugal tinha sido em 2017, no Festival do Crato.

O sérvio actua a 24 de Maio no North Music Festival, no mesmo dia de Bush e dos Bastille, no arranque da edição deste ano, que acontece na Alfândega do Porto.

A música de Emir Kusturica anda entre o folk dos balcãs e o gipsy rock. O realizador formou a banda em 1980 e muitas músicas dos seus filmes foram compostas pelo próprio. No North Music Festival não vão faltar, por isso, as suas bandas sonoras.

Além de Emir Kusturica, dos Bastille e dos Bush, dia 24 de Maio, o festival do Porto vai ter ainda Capitão Fausto e Franz Ferdinand a 25 de Maio. Assim, é de esperar, pelo menos, mais uma banda para este dia, para equilibrar o número de concertos: 3/3.

Emir Kusturica já tocou várias vezes em Portugal: em 2008 deu dois concertos em Lisboa e Porto e, no ano seguinte, voltou à capital para um espectáculo no Campo Pequeno. Em 2010 foi a vez de Coimbra receber a sonoridade cigana dos balcãs e de mais um concerto em Lisboa.

Em relação aos bilhetes, o preço é de 32 e de 55 euros, para os passes diário e de dois dias, respectivamente, valor este que se mantém até dia 17 de Fevereiro. Depois, o preço sobe para 35 e 59 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].