A Mazda mostrou, em Portugal, uma renovação da sua gama de automóveis. Um dos principais destaques são as novas versões de um dos roadsters mais icónicos e acessíveis do mundo, o MX-5.
Com capota rígida ou com capota em lona. Isto não é novidade, mas é mesmo assim que o Mazda MX-5 continua a estar disponível em Portugal: nos dois casos, o tecto abre para deixar o automóvel em formato descapotável.
Juntamos-lhe apenas dois lugares e assim temos aquilo a que o mercado chama ‘roadster‘, um automóvel desportivo de dimensões compactas.
O MX-5 é um dos modelos de rodsters mais conhecidos do mundo (está mesmo no Guiness como o mais vendido de sempre e em 2016 foi produzida a unidade 1 milhão) e está actualmente na sua quarta geração, com o design kodo, em japonês, ‘a alma do movimento’.
Estes traços que caracterizam o kodo forma aplicados à versão que foi apresentada em 2014 e que se encontra em produção desde 2015, ou seja, há cerca de três anos.
O ano de 2019 ainda não é aquele em que Mazda volta a baralhar as cartas do design do seu MX-5, mas sim uma altura em que são anunciadas pequenos melhoramentos e novos detalhes.
Em Portugal, a Mazda mostrou um roadster que mantém as capotas rígida (RF, retractable fastback) e de lona (soft-top), mas cujos motores estão ligeiramente mais potentes: na versão 2.0 passa dos 160 para os 184 cavalos e, na 1.5, sobre dos 131 para os 132 cavalos.
A segurança foi outro dos pontos que a Mazda aprimorou no MX-5: o roadster passa a contar com cinco novas tecnologias. Agora, estes automóveis passam a ter um sistema que trava de forma automática se detectar obstáculos à frente e a trás.
Passa ainda a haver uma câmara na traseira e mais dois sistemas de segurança: o Driver Attention Alert (alerta quando o condutor parece distraído da condução) e o Traffic Sign Recognition System (reconhece sinais de trânsito).
No design, dois apontamentos: um acabamento mais escurecido para as jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas e a disponibilidade de uma nova capota de lona em tom castanho.
Os preços mantém-se baixos para um automóvel deste género, pelo que é possível comprar um Mazda MX-5 a partir de 25 mil euros.