Review: Reckless Icarus Silver e Icarus Tan

Icarus Reckless Silver
Icarus Reckless Silver

Quando sabemos que existe uma nova marca portuguesa de acessórios, gostamos de os experimentar. Desta vez trazemos-lhe os relógios da Reckless.

Os relógios são daqueles objectos intemporais. Mesmo com o aparecimento dos smartwatches, muita gente continua a preferir os modelos tradicionais, sem ecrã táctil, apps, emparelhamento com smartphones e outras distracções.

Um bom relógio com ponteiros, o mais simples possível, continua a ser uma óptima marca de cuidado com um look e até mesmo ‘a peça’ que completa um conjunto.

Ou seja, mais que um gadget, os relógios são objectos de moda e a Reckless captou bem esta essência com a sua primeira colecção, a Icarus.

Aqui podemos encontrar relógios para todos os gostos, com pulseiras em metal e em pele, com mostradores em prata e em preto, embora o fundo do mostrador seja sempre na mesma cor negra.

Melhor: pode comprar um relógio e depois uma bracelete à parte (em pele ou em metal, com vários tons) para personalizar o seu Icarus como quiser. E de acordo com o seu look, claro.

A Reckless foi criada por dois amigos, David Rocha e Luis Santos, que, depois de três anos a partilhar casa e de muitas conversas sobre «ter um negócio próprio», finalmente chegaram à conclusão de que criar uma marca «seria o desafio mais estimulante».

Em 2016 a ideia começou a ganhar forma e a dupla chegou ao a um conceito, que haveria de resultar no nome ‘reckeless’, que em português significa ‘imprudente’

«Embora muitas vezes tenha uma conotação negativa, como alguém que é descuidado ou mesmo negligente, para nós, ser ‘Reckless’ é sinónimo de ‘audácia’ e ‘bravura.’ No fundo, não ter medo de tomar decisões difíceis como a que escolhemos ao decidir criar a nossa marca», disse ao TRENDY David Rocha.

E a primeira colecção, a Icarus (da qual fazem parte os modelos Silver e Tan que testámos) remete logo para uma personagem mitológica… reckless.

Ícaro, na tentativa de deixar a ilha de Creta a voar, usou as asas dadas pelo pai Dédalo para conseguir este objectivo. Contudo, não ligou ao aviso do patriarca: como as asas tinham penas coladas com cera, não podia voar muito alto, perto do Sol.

Resultado: a imprudência de Ícaro, esse comportamento reckless, custou-lhe a vida. A cera das asas derreteu, o que fez com que caísse no mar, afogando-se de seguida.

Aqui, a marca vê as coisas pela positiva: a colecção Icarus é «inspirada na capacidade de superação do ser humano, sem receio das consequências». Ao mesmo tempo surge também uma ideia de «determinação na procura da liberdade» – é isto que a Reckless quer transmitir aos seus clientes.

Icarus Reckless Silver Wrist

É no minimalismo e simplicidade distinta dos relógios Reckless que vemos estes conceitos: sem qualquer artifício, pormenores exagerados e distracções desinteressantes, estes modelos acabam por conseguir aquilo que a marca deseja.

Embora discretos, ambos os Reckless que testámos não passaram despercebidos como acessório de moda e deixam ficar uma ideia de força e sofisticação que às vezes muitas marcas com mais nome esquecem.

No minimalismo e no design, os Reckless encontram a sua maior vantagem: conseguirem ser um ponto de luz num mercado cheio de propostas caras, excessivas e pretensiosas – e aqui é o Reckless Icarus Silver que mais se destaca, sem dúvida.

Com mostradores de 44 milímetros (tamanho único) e 11 milímetros de espessura, os relógios Icarus têm um mecanismo Miyota Quartz, resistem a 5 atmosferas (o correspondente a 50 metros) e podem ser usados com braceletes de metal ou em pele, como já referimos.

Reckless Icarus Tan Wrist

E aqui está outro pormenor de que gostámos bastante e que tem uma função de clara utilidade: há um pequeno mecanismo de fecho que permite a troca rápida de bracelete, sem termos de estar a usar facas ou canivetes para fazer pressão.

O detalhe faz toda a diferença e permite que uma pessoa tenha apenas um mostrador e depois duas ou três pulseiras que podem usar para criar o seu próprio look: e isso, na verdade, acaba por ser também reckless, ou seja, temos nós a liberdade de escolher como o nosso relógio aparece.

recklesswatches.com | €95,92 (Silver); €87,92 (Tan)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].