Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo vai dar a volta ao mundo em Lisboa por 4,5 euros

Vinhos Petiscos Alentejo Dri
Vinhos Petiscos Alentejo Dri

De 29 de Setembro a 13 de Outubro, a segunda edição Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo vai passar por 14 restaurantes lisboetas, com gastronomia de todo o mundo.

Um petisco e um copo de vinho alentejano por 4,5 euros. Esta é a nova proposta da Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo para 2018, que tem algumas mudanças em relação ao ano passado.

Desde logo, o preço, um euro mais caro que em 2017. Depois, o conjunto dos restaurantes também aumentou para catorze (no ano passado eram doze), sendo que Matateu Petisqueira, Rio Maravilha e Sr. Lisboa saem do mapa desta rota.

Em 2018, as novidades da Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo são os restaurantes vietnamita Malaca Too, o indiano Chutnify, o moçambicano Chiveve, o brasileiro Boteco da Dri e o italiano Maritaca.

A organização da Rota justifica esta decisão para dar uma oferta de gastronomia do mundo «mais diversificada»; quanto aos vinhos, há brancos e tintos para acompanhar os petiscos escolhidos por todos os restaurantes.

Em concreto, os vinhos que participam nesta edição são os Virgo, Montado, Espargueira, Monte da Ravasqueira, Encosta do Guadiana, Pouca Roupa, Etc, Pimenta, Vale da Calçada, Vinha do Monte, Duas Danças e Carlos Reynolds.

Durante o evento de apresentação da Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo 2018, que decorreu no espaço Wines anda Tasting of Portugal na Praça do Comércio, foi possível provar pestiscos de sete dos restaurantes participantes.

Neste preview, provámos a tiborna de rabo de boi do Carnalentejana, uma tapa de presunto, queijo de ovelha curado mel e azeitonas da Menina e Moça, as chamuças de carne e peixe do Chiveve, o rolo vietnamita de camarão com molho do Malaca Too e o pastel brasileiro do Boteco da Dri.

Os melhores petiscos que tivemos oportunidade de provar foram as duas chamuças do moçambicano Chiveve (foto em baixo), cheias de sabor, com aquele toquezinho essencial e qb de picante, os leves e bem temperados rolos vietnamitas do Malaca Too e os pastéis do Boteco da Dri, com uma deliciosa carne picada.

Chiveve

Para conhecer em detalhe e fazer download do mapa desta segunda edição da Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo pode visitar o site oficial do evento aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].