A Bola Maciça: conheça a nova série de humor nonsense que vai estrear na SIC Radical

A Bola Maciça
A Bola Maciça

Realizada por dois actores de teatro, que participaram na peça Lusitânia Comedy Club: O Porquê da Coisa, de Nuno Markl, a série A Bola Maciça estreia Sábado na SIC Radical.

«Um noticiário que retrata as adversidades de um universo distópico, repleto de abusos do poder politico, programas de variedades surreais e acima de tudo doceiras conventuais com capacidade de prever o futuro».

É assim que Hugo Simões e Luís Francisco Sousa, os realizadores, descrevem a série A Bola Maciça, que estreia na SIC Radical a 15 de Setembro.

A ideia nasceu quando os dois foram convidados por uma amiga a escrever uma série para a disciplina de Tecnologias do Vídeo e da Televisão do curso de cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa.

«Quando a Mafalda [a amiga] disse que podíamos escrever o que nos apetecesse, simplesmente abrimos os portões do inferno e deixámos sair tudo o que nos veio à cabeça», lembram Hugo Simões e Luís Francisco Sousa.

O resultado é a série A Bola Maciça, uma mistura de humor nonsense e surreal, com um modelo de noticiário cómico: «Não é necessariamente algo de novo, mas é um fio condutor muito sólido que nos permite fazer as coisas mais absurdas».

Como inspirações, e no que diz respeito a este modelo de narrativa, Hugo Simões e Luís Francisco Sousa apontam Brass Eye e The Day Today do Chris Morris. Mas há mais: «Os Monty Python sempre foram uma presença muito forte na nossa formação, por isso é normal que tenha influenciado este projecto».

The Mighty Boosh, Noel Fielding’s Luxury Comedy e Tim and Eric
Awesome Show, Great Job! são outros dos programas de referência apontados pela dupla de realizadores de A Bola Maciça, assim como os de Herman José: «A nível nacional, é praticamente impossível fazer humor sem sem algum tipo de influência por de programas como O Tal Canal».

Entre as personagens de A Bola Maciça está uma equipa constituída por jornalistas veteranos com «problemas vesiculares», repórteres «sexualmente reprimidos», um homem que «só entrevista animais» e uma série de «apresentadores bizarros de programas de variedades».

No elenco de actores estão nomes como o próprio Hugo Simões, Luís Sousa, José Manuel Sousa, Catarina Raimundo e Inês Silva Dias. Além disso, há também «uma série de outras pessoas talentosas que fizeram papéis mais pequenos».

A Bola Maciça estreia na noite de Sexta para Sábado, às 00:45, depois do programa Irritações da SIC Radical. Pode ver aqui o trailer desta nova série de humor surreal e nonsense.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].