Roy Lichtenstein
Roy Lichtenstein

O Colombo está com uma exposição gratuita de Roy Lichtenstein para ver até Setembro

Volta e meia, o Colombo organiza exposições gratuitas na Praça Central e, durante este Verão, o tema é a Pop Art, com os quadros de um dos seus mais icónicos artistas: Roy Lichtenstein.

Conhecido pelos seus quadros que parecem saídos de um livro de banda desenhada, Roy Fox Lichtenstein começou a pintar com este estilo em 1963, quando fez um desenho do Rato Mickey para os filhos.

A partir daí, Roy Lichtenstein começou a adoptar esta técnica nos seus quadros, sempre a óleo e tinta acrílica; os pontinhos que podemos ver nos seus quadros são conhecidos como ‘Ben-Day’.

Muitas das obras de Lichtenstein foram feitas a partir de desenhos de livros aos quadradinhos e o seu estilo tornou-se rapidamente inconfundível, ao misturar realidade e abstracção.

Entre os quadros mais conhecidos deste pintor (27 de Outubro de 1923 – 29 de Setembro de 1997) estão Crying Girl, Whaam! e As I Opened Fire, quadros estes que fazem parte da colecção de 41 reproduções que vão estar expostos no Colombo.

Na Praça Central, os quadros vão estar divididos em quatro secções organizadas de forma cronológica: Pop, Paisagens, Homenagens e Cartazes. A exposição Roy Lichtenstein e a Pop Art fica no Colombo até dia 23 de Setembro e tem entrada gratuita.

Para conhecer melhor a obra e a vida deste artista pop pode aceder ao site Image Duplicator, que foi criado pela Fundação Roy Lichtenstein: aqui vai encontrar todas as suas obras e fotografias dos seus processos de trabalho.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].