A sétima edição do Portuguese Surf Film Festival (PSFF) está de volta à vila da Ericeira. A organização diz que é a «maior de sempre»: ao todo vão ser passados 36 filmes de surf e skate.
Ao todo vão ser 10 noites de cinema, 36 filmes, 6 eventos especiais e a atribuição de 9 prémios. Estes são os principais números do sétimo Portuguese Surf Film Festival, que volta a ser na Ericeira.
«Este ano incluímos a categoria de Skateboarding, com filmes incríveis como duas obras do realizador americano Ty Evans, a quem dedicaremos uma noite especial», diz Susana Andrade, directora do festival.
Skate e surf são dois desportos radicais que andam, muitas vezes, de mãos dadas e o PSFF 2018 vai reflectir esta união de culturas e estilos de vida.
O tema deste ano são os sete oceanos e as sete ondas que constituem a reserva mundial de surf da Ericeira. Assim, além dos filmes dedicados ao surf e ao skate, vamos ter documentários relacionados com a «preservação dos oceanos, como a poluição de plástico», por exemplo.
Este ano, o filme de abertura do Portuguese Surf Film Festival é australiano: Blue – A História Que a Nossa Geração Precisa de Ouvir (Karina Holder, 2017).
As sessões serão duplas decorrem todos os dias entre 20 e 29 de Julho, às 21 e 23 horas na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva. O programa completo pode ser visto aqui.
Filmes à parte, vai ainda haver um painel de oradores que acontece em colaboração com a Save the Waves Film Festival: ‘O Estado dos Oceanos’.