Justice League foi um fracasso e os números dos cinemas confirmam-no

Justice League
Justice League

Neste momento, é impossível à DC competir com a Marvel. O mais recente filme do universo DC, Justice League, é, oficialmente, o que menos dinheiro fez nas bilheteiras.

O sucesso de Black Phanter é só mais uma prova do quão forte os filmes da Marvel são no cinema. As histórias e os protagonistas desta produtora funcionam muito bem no cinema, coisa que parece não acontecer com a DC.

Apesar de Wonder Woman ter conquistado os cinemas e de ter sido o filme que relata a origem de um super-herói com mais lucro de sempre, a DC não conseguiu capitalizar o momento.

Gal Gadot e a realizadora Patty Jenkins conseguiram que Mulher Maravilha atingisse os 668,88 milhões de euros em todo o mundo, ultrapassando Homem-Aranha (2002) que era o actual detentor do feito, com 668,84 milhões de euros em bilheteira.

Pensava-se que Justice League apanhasse a onda de Wonder Woman e levasse o filme a resultados capazes de o fazer ombrear com o sucesso de Os Vingadores, mas isso acabou por não acontecer.

Esta semana ficou a saber-se que, depois de sair das salas de cinema dos EUA (entretanto ficou disponível em Portugal em Blu-ray por 24,99 euros), o filme fez apenas 186,40 milhões de euros. Isto faz com que Justice League seja o filme do universo DC a fazer menos lucro de sempre no cinema.

Ou seja, um filme com todos os maiores super-heróis da DC (Batman, Super-Homem, Wonder Woman, Aquaman, Flash e Cyborg) e realizado por Zack Snyder (300, Watchmen), conseguir a proeza de ficar no fundo de uma lista que tem Man of Steel, Suicide Squad e Batman v Superman, os filmes mais recentes do universo desta produtora.

Mesmo com alguns países ainda a passar A Liga da Justiça nos cinemas, não se espera que faça mais dez milhões de euros, para o colocar acima de Man of Steel.

Estes resultados voltam a por em causa a viabilidade de mais filmes Justice League e, até, a fazer-nos duvidar do sucesso que o próxima incursão no cinema da DC, Aquaman (Dezembro de 2018), pode ter.

Actualmente, o público está definitivamente virado para a Marvel e só com a DC a tirar um coelho da cartola é que esta tendência poderá mudar.

Mas com filmes como Black Phanter a roer os calcanhares a filmes como Avatar, o cenário para a DC está mesmo negro, tal como o ambiente que parece dominar todos os filmes saídos dos estiradores desta empresa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].