Carro do Ano 2018: quinta geração do Seat Ibiza é o sucessor do Peugeot 3008

Seat Ibiza Carro do Ano 2018
Seat Ibiza Carro do Ano 2018

Na edição que assinalou os 35 anos do troféu Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2018, foi a Seat que acabou por conquistar a distinção, com o seu automóvel mais popular: o Ibiza.

Foi preciso esperar 24 anos para que um Ibiza voltasse a levantar um troféu de Carro do Ano. Em 2018, aquele que é o modelo mais emblemático da Seat acabou mesmo por levar a melhor sobre a concorrência.

O Seat Ibiza ganhou o galardão máximo desta competição onde tinha como rivais seis modelos: Citroën C3 Aircross, Hyundai Kauai, Kia Stinger, Škoda Kodiaq, Volkswagen T-Roc e Volvo XC60.

Curiosamente, não houve qualquer Peugeot, a marca vencedora do ano passado, nesta lista de sete finalistas.

A mais recente geração do Seat Ibiza é também detentora de outro prémio, desta feita de design: o Reddot Award 2017.

Em Portugal, o Ibiza está disponível em quatro versões, que correspondem a níveis de equipamento – Reference, Style, Xcellence e o FR, com uma personalidade marcadamente desportiva.

Os preços do Seat Ibiza começam nos 15 360 euros. Pode ver todas as opções de configuração e modelos no site oficial da marca espanhola.

Com a conquista do troféu Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2018, o Ibiza sucede, assim, ao SUV 3008 da Peugeot, que tinha ganho o mesmo galardão em 2017.

«É com imenso orgulho que recebemos esta distinção. O novo Ibiza integra um espírito jovem, dinâmico, funcional e confortável, mantendo-se como o modelo mais vendido da marca» lembrou Rodolfo Florit, director-geral da Seat, em Portugal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].